A falta de organização e prioridades sĆ£o os fatores que mais prejudicam a produção de uma pessoa em seu trabalho. EntĆ£o se vocĆŖ estĆ” em busca de opƧƵes sobre como melhorar a sua rotina de trabalho comece identificando o que pode estar prejudicando a sua performance e que precisam ser reformulados.Ā
A maioria das pessoas passam mais tempo trabalhando do que em casa curtindo, relaxando ou fazendo qualquer outra tarefa que nĆ£o esteja relacionado ao seu serviƧo.Ā
Logo, ter uma rotina de trabalho bagunƧada pode afetar na sua qualidade de vida e desencadear problemas que prejudicam a sua capacidade de trabalhar como Ć© o caso da sĆndrome de Burnout ā um distĆŗrbio que gera esgotamento fĆsico e mental por conta do estresse vivenciado na vida profissional ou acadĆŖmica.Ā
Essa sĆndrome afeta mais de 30 milhƵes de brasileiros e pode estar prestes a te prejudicar se nĆ£o comeƧar a cuidar ou melhorar a sua rotina de trabalho.Ā
Confira algumas iniciativas que podem ajudar a melhorar a sua rotina de trabalho.Ā
- Aprenda a otimizar o seu tempo com a organização de suas tarefas
Otimizar tempo de forma inteligente vai te ajudar a melhorar a sua rotina de trabalho, nesse caso, tente analisar as tarefas que precisa desempenhar todos os dias e separe elas por categorias como urgentes, importantes e circunstanciais.Ā
Esse tipo de separação permite se dedicar em primeiro momento nas tarefas que não podem ser postergadas e que precisam de soluções rÔpidas. Além disso, você acaba as realizando no primeiro momento do dia que é quando estÔ com todas as energias necessÔrias para se dedicar e por isso pode desempenhÔ-las sem problemas.
- Arrume a sua mesa, evite bagunƧas e papƩis espalhados que atrapalham
NĆ£o adianta dizer que Ć© na bagunƧa que consegue se concentrar, pois Ć© provĆ”vel que a desorganização afete a sua produtividade e torne o seu trabalho mais complicado.Ā
Tente evitar bagunƧas em sua mesa de trabalho, pois alĆ©m de prejudicar o seu desempenho nas tarefas tambĆ©m Ć© provĆ”vel que ela te cause ansiedade deixando-a mais estressada, agitada e incapaz de se concentrar no que realmente precisa fazer.Ā
Procure se organizar antes mesmo de dar inĆcio a sua jornada de trabalho.
- Separe alguns momentos do dia para fazer tarefas especĆficasĀ
Existem pessoas que interrompem a todo momento as suas obrigações para fazer outras tarefas como responder e-mails, participar de reuniões e assim em diante. Esse tipo de interrupção causa confusão e por isso precisa ser evitado para que possa melhorar a sua rotina de trabalho e consequentemente o seu desempenho.
Tente separar momentos do dia apenas para responder e-mails, realizar reuniƵes e cumprir com todas as suas obrigaƧƵes trabalhistas. Quanto mais organizado menor o risco de entrar em colapso por nĆ£o conseguir ter uma rotina ātranquilaā.Ā
Entenda que muitas dessas tarefas quando nĆ£o organizadas demandam um tempo enorme da sua rotina e atĆ© mesmo atrapalha a execução de outras mais importantes.Ā
- Aprenda a planejar as suas pausas para evitar sobrecarga e atrasosĀ
Jamais pule as suas folgas durante o dia para realizar uma tarefa e se sentir produtivo, pois em tese vocĆŖ estĆ” apenas tornando a rotina mais desgaste e propensa a falhas.Ā
As pausas que vocĆŖ faz durante o dia servem para apaziguar a agitação comum do ambiente de trabalho e para restabelecer a sua energia a fim de continuar as suas obrigaƧƵes. Sem elas tudo se torna pesado, complicado e impossĆvel de ser realizado.Ā
Nesse caso, nĆ£o pule o almoƧo, o momento do cafĆ© e dentre outras pausas que tem direito a fazer ao longo. Planeje elas em momentos que vocĆŖ entende que chegou ao esgotamento, pois dessa forma poderĆ” se recompor e voltar a trabalhar.Ā
- Se desligue das obrigaƧƵes do trabalho ao chegar em casa. Descanse
Outra atitude que pode melhorar a sua rotina de trabalho Ć© deixar as suas obrigaƧƵes no trabalho ā a nĆ£o ser que sejam casos extremos em que foi solicitado por seu chefe.Ā
Pode parecer clichĆŖ e na verdade Ć©, mas se desligar do trabalho e suas tarefas em casa permite que vocĆŖ se recomponha, alĆ©m de relaxar a mente e o corpo em prol da sua saĆŗde, que em muitos casos acaba sendo afetada pelo estresse e agitação.Ā
Tente chegar em sua casa e se desconectar. Priorize tarefas pessoais como fazer um exercĆcio fĆsico, meditar, assistir um filme, ler um livro e outras que vĆ£o manter a sua mente tranquila e em processo de recomposição após um dia de muito trabalho.Ā
- Aprenda a delegar ou dividir as tarefas. Quem compartilha, multiplica
Muitas pessoas dĆ£o braƧo a torcer no momento de compartilhar tarefas e pedir ajuda para um colega de trabalho, mas isso nĆ£o passa de uma bobagem, pois ao fazer isso vocĆŖ reconheƧa as suas fragilidades e que entende a necessidade de trabalhar em grupo para alcanƧar resultados positivos na empresa ā todos saem ganhando.Ā
Seja sincera com a sua equipe, divida as tarefas, aprenda a delegar ou dividir responsabilidades, pois Ć© dessa forma que conseguirĆ” ter um hĆ”bito de trabalho mais tranquilo e claro, saudĆ”vel. AlĆ©m do mais, como foi dito, quem compartilha, multiplica.Ā
Se necessĆ”rio converse com o seu chefe e outras pessoas acima da sua função, nĆ£o tenha medo de ser sincero. PorĆ©m, para evitar negativas apresente os problemas com as suas devidas soluƧƵes. Por exemplo, nĆ£o consigo desempenhar tal tarefa, mas se fulano me ajudar pode ser que ela seja desempenhada de forma apropriada.Ā
Essas iniciativas alĆ©m de melhorar a sua rotina de trabalho tambĆ©m refletem sobre a sua vida pessoal, pois tendem a reduzir o seu nĆvel de estresse, irritabilidade, ansiedade e outros aspectos que prejudicam a sua saĆŗde fĆsica, mental e emocional.Ā
Nesse caso, tente fazer pequenas mudanƧas diariamente atĆ© que consiga alcanƧar o benefĆcio de ter uma rotina organizada, eficiente e saudĆ”vel no ambiente de trabalho.Ā
Claro que nĆ£o serĆ” fĆ”cil, pois provavelmente estĆ” acostumado com essa agitação atual, porĆ©m Ć© preciso reformular as suas tarefas, repensar os seus hĆ”bitos e fazer sacrifĆcios que garantem resultados positivos tanto na carreira como na vida no geral.