6 dicas para ser reconhecido no trabalho — FAÍKO Jalecos

6 dicas para ser reconhecido no trabalho

1 – Realizar as tarefas com eficiência

Sejam as tarefas obrigatórias da função ou qualquer responsabilidade a mais que se assuma, é muito importante fazer tudo com eficiência. Isso quer dizer não atrasar os prazos e fazer tudo bem feito, esforçando-se para que o trabalho, no geral, tenha o máximo de qualidade. Para isso, é fundamental que ter bastante concentração na hora de exercer a sua atividade profissional.

2 – Saber acatar orientações

É normal que os supervisores deem instruções aos funcionários para que as suas tarefas sejam ainda mais bem-feitas e, no processo de crescimento profissional, é indispensável estar disponível para receber instruções. Há pessoas que demonstram não gostar de ser ensinadas porque acreditam que já são altamente competentes e isso é bem ruim porque dá a entender que aquele profissional não quer evoluir.

3 – Aprender constantemente

Todo segmento profissional tem atualizações e o funcionário deve ter conhecimento delas. Importante dizer que isso serve para qualquer função: o recepcionista, por exemplo, pode perfeitamente descobrir novas formas de organizar os arquivos, buscar programas de computador que facilitem a gestão de informações e muito mais. O importante é que os superiores percebam que o profissional busca o seu aprimoramento.

4 – Manter uma boa relação com os colegas

O crescimento profissional não depende só dos conhecimentos específicos, mas também da boa relação que se tem no ambiente de trabalho. Mesmo que o funcionário seja excelente no desempenho da sua função, ele pode ser dispensado se criar tumultos ou fofocas entre os colegas.

Manter uma boa relação com todo mundo é especialmente importante para quem pleiteia uma posição de liderança. Muitas vezes, pode haver receio de promover um funcionário que não tem o respeito nem a admiração dos colegas, já que o ambiente no dia a dia pode se tornar carregado.

5 – Não se esconder

Não é bom que o profissional seja “exibido”, querendo se mostrar melhor que os colegas; de fato, essa é uma conduta bastante desagradável. Entretanto, o funcionário que deseja ser reconhecido não pode se esconder: se houver uma oportunidade de representar a empresa e os chefes estiverem em busca de alguém para a função, por que não se candidatar?

6 – Ajudar os colegas

Alguns profissionais deixam de ajudar colegas com medo de que eles se destaquem demais, mas isso é um tiro no pé de quem deseja ser reconhecido no trabalho. Auxiliar os demais tem dois pontos positivos: criar laços de gratidão e chamar a ficar na mira dos supervisores, de forma positiva. Os superiores percebem quais os funcionários precisam de mais ajuda e quais os que têm mais conhecimentos e desenvoltura para auxiliar.

Rolar para cima