Em uma clĆnica mĆ©dica, odontológica, fisioterapĆŖutica e outras relacionadas Ć saĆŗde os clientes na verdade sĆ£o os pacientes e isso significa que para movimentar a receita do negócio serĆ” necessĆ”rio adotar estratĆ©gias que visam atrair e reter pacientes.
Para algumas pessoas essa ideia de reter pacientes Ć© confusa, mas ela Ć© necessĆ”ria tendo em vista que esse pĆŗblico Ć© o responsĆ”vel por fazer a clĆnica funcionar e garantir que tenha uma receita suficiente para manter os profissionais que trabalham nela, como tambĆ©m para que possa ter uma estrutura que agrade a todos.Ā
EntĆ£o para atrair e reter pacientes Ć© necessĆ”rio observar a própria clĆnica e o pĆŗblico para qual ela trabalha, pois esse tipo de informação serĆ” determinante no momento de determinar as estratĆ©gias capazes de colocĆ”-la no radar de opƧƵes das pessoas.Ā
Ć claro que nĆ£o Ć© um processo fĆ”cil, mas na medida que a clĆnica entende a sua missĆ£o e o que deseja transmitir ao pĆŗblico, alĆ©m de perceber o perfil de seus clientes em potencial Ć© possĆvel trabalhar com aƧƵes voltadas tanto ao mundo fĆsico como o digital para conquistar a confianƧa dessas pessoas e transformĆ”-las em pĆŗblico fiel.Ā
Confira algumas dicas que podem ajudar a sua clĆnica a atrair e reter pacientes.
- Melhore a presenƧa digital da clĆnica ou consultórioĀ Ā
Quantos falamos em digital estamos nos referindo as redes sociais e mĆdias tradicionais da internet como os sites, blogs e inclusive os mecanismos de busca.
No caso, o Google permite que as empresas se cadastrem no Google Meu Negócio e Google Maps para compartilhar informaƧƵes de contato, endereƧo e outros que estejam relacionados a empresa e permite que o seu pĆŗblico a encontre facilmente.Ā
Entenda que hoje em dia a maioria das pessoas procuram referĆŖncias na internet e depois vĆ£o desbravar o mundo fĆsico para saber se a empresa Ć© realmente aquilo que mostra ser no digital. EntĆ£o movimente as redes sociais da clĆnica, sites e afins.Ā
- FaƧa parcerias com outros estabelecimentos para falarem da clĆnica
Por mais que essa iniciativa aparente ser ultrapassada ela ainda Ć© interessante para que a clĆnica consiga atrair e reter pacientes, pois na maioria dos casos a pessoa chega ao local com intuito de fazer exames, seguir as orientaƧƵes de outros profissionais e dentre outros que podem ser usados como estratĆ©gia de atrair clientes.Ā
Nesse caso, Ć© importante que analise as possibilidades de negócio da cidade ou regiĆ£o em que a clĆnica ou consultório estĆ” localizada. Verifique quais os profissionais e empreendimento que poderiam fazer uma parceria para trocar divulgação.Ā
Ambos podem ser beneficiados com essa parceria, mas precisa ser algo natural e que nĆ£o demonstre ao consumidor que estĆ” tirando vantagem dele por isso Ć© importante analisar o cenĆ”rio da clĆnica e identificar os meios de fazer essa ação acontecer.
- Foque na experiĆŖncia do cliente, pois Ć© crucial para reter pacientes
O seu negócio precisa focar muito mais em experiĆŖncia do que em aƧƵes de marketing para atrair e reter pacientes, pois em tese nĆ£o adianta ter estratĆ©gias que colocam o profissional, clĆnica ou consultório em ĆŖnfase se ao chegar no local o paciente se sente perdido, nĆ£o conseguiu o horĆ”rio que desejava, nĆ£o se sente seguro e dentre outros.Ā Ā
A experiĆŖncia do cliente precisa ser o foco nĆŗmero um do seu negócio, entĆ£o tente observar o seu empreendimento e verificar o que poderia melhorar para que o pĆŗblico se sinta confortĆ”vel, seguro e com a certeza de que optou por serviƧos de qualidade.Ā
Foque na apresentação do local e no atendimento feito pelos funcionĆ”rios, pois ambos sĆ£o responsĆ”veis por fazer esse contato inicial com o paciente. EntĆ£o, treine a sua equipe, melhore as disposiƧƵes da clĆnica ou consultório e faƧa que ambos sejam agradĆ”veis, caso contrĆ”rio podem causar danos Ć reputação do seu negócio.Ā
- Trabalhe com tecnologias que tornem o serviço mais dinâmico
Algumas clĆnicas ou consultórios trabalham com as tecnologias que favorecem os seus serviƧos e garantem mais autonomia aos pacientes. Por exemplo, o seu negócio pode ter um site ou aplicativo em que o paciente consegue marcar a sua consulta.
AlĆ©m disso, ele recebe uma mensagem de confirmação e avisos para lembrĆ”-lo do dia e horĆ”rio da consulta evitando que perca por se esquecer ou ter outro compromisso.Ā
Isso pode ser feito tambĆ©m atravĆ©s do WhatsApp e mensagens de texto, mas o ideal Ć© que no momento do agendamento seja feita uma pergunta ao paciente para que ele indique a melhor forma de contatĆ”-lo, assim evita incomodĆ”-lo no telefone e afins.Ā
- Promova eventos gratuitos como palestras e afins
Outra maneira de atrair e reter pacientes Ć© promovendo alguns eventos relacionados com a sua Ć”rea de atuação. Por exemplo, fazer palestras dando dicas sobre alguns mĆ©todos relacionados a cuidados e afins na própria clĆnica ou locais parceiros.
Existem profissionais que realizam palestras, demonstraƧƵes do seu trabalho e dentre outros em lojas, escolas, empresas e outros estabelecimentos que acabam tornando-se parceiros e podem ajudar a desenvolver outras formas de conquistar os pacientes.Ā
Ć importante que esses eventos sejam gratuitos, caso contrĆ”rio podem nĆ£o te dar o retorno que espera. AliĆ”s, vocĆŖ unir o evento com uma causa nobre como reunir alimentos especĆficos para doar a uma instituição de sua preferĆŖncia ā no caso, esse tipo de atitude gera admiração e acaba chamando mais atenção do pĆŗblico-alvo.Ā
Existem outras formas de atrair e reter pacientes em seu consultório ou clĆnica, mas essas sĆ£o as mais comuns e que garantem um retorno interessante, porĆ©m, como dito anteriormente, Ć© necessĆ”rio conhecer o perfil do seu paciente para que foque na sua atração e consequentemente trabalhe com iniciativas que vĆ£o ajudar na fidelização.Ā
AlĆ©m disso, tente observar o mercado e os seus concorrentes para identificar de que forma estĆ£o divulgando os seus serviƧos para conquistar mais pacientes, pois a partir disso pode ter mais percepção do que funciona ou nĆ£o para alcanƧar esse objetivo.Ā
FaƧa o seu planejamento, identifique o quanto pode investir nesse processo de atrair e reter pacientes e comece a trabalhar nas tĆ©cnicas que o tornem opção para o pĆŗblico.Ā
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