Em uma clínica médica, odontológica, fisioterapêutica e outras relacionadas à saúde os clientes na verdade são os pacientes e isso significa que para movimentar a receita do negócio será necessário adotar estratégias que visam atrair e reter pacientes.
Para algumas pessoas essa ideia de reter pacientes é confusa, mas ela é necessária tendo em vista que esse público é o responsável por fazer a clínica funcionar e garantir que tenha uma receita suficiente para manter os profissionais que trabalham nela, como também para que possa ter uma estrutura que agrade a todos.
Então para atrair e reter pacientes é necessário observar a própria clínica e o público para qual ela trabalha, pois esse tipo de informação será determinante no momento de determinar as estratégias capazes de colocá-la no radar de opções das pessoas.
É claro que não é um processo fácil, mas na medida que a clínica entende a sua missão e o que deseja transmitir ao público, além de perceber o perfil de seus clientes em potencial é possível trabalhar com ações voltadas tanto ao mundo físico como o digital para conquistar a confiança dessas pessoas e transformá-las em público fiel.
Confira algumas dicas que podem ajudar a sua clínica a atrair e reter pacientes.
- Melhore a presença digital da clínica ou consultório
Quantos falamos em digital estamos nos referindo as redes sociais e mídias tradicionais da internet como os sites, blogs e inclusive os mecanismos de busca.
No caso, o Google permite que as empresas se cadastrem no Google Meu Negócio e Google Maps para compartilhar informações de contato, endereço e outros que estejam relacionados a empresa e permite que o seu público a encontre facilmente.
Entenda que hoje em dia a maioria das pessoas procuram referências na internet e depois vão desbravar o mundo físico para saber se a empresa é realmente aquilo que mostra ser no digital. Então movimente as redes sociais da clínica, sites e afins.
- Faça parcerias com outros estabelecimentos para falarem da clínica
Por mais que essa iniciativa aparente ser ultrapassada ela ainda é interessante para que a clínica consiga atrair e reter pacientes, pois na maioria dos casos a pessoa chega ao local com intuito de fazer exames, seguir as orientações de outros profissionais e dentre outros que podem ser usados como estratégia de atrair clientes.
Nesse caso, é importante que analise as possibilidades de negócio da cidade ou região em que a clínica ou consultório está localizada. Verifique quais os profissionais e empreendimento que poderiam fazer uma parceria para trocar divulgação.
Ambos podem ser beneficiados com essa parceria, mas precisa ser algo natural e que não demonstre ao consumidor que está tirando vantagem dele por isso é importante analisar o cenário da clínica e identificar os meios de fazer essa ação acontecer.
- Foque na experiência do cliente, pois é crucial para reter pacientes
O seu negócio precisa focar muito mais em experiência do que em ações de marketing para atrair e reter pacientes, pois em tese não adianta ter estratégias que colocam o profissional, clínica ou consultório em ênfase se ao chegar no local o paciente se sente perdido, não conseguiu o horário que desejava, não se sente seguro e dentre outros.
A experiência do cliente precisa ser o foco número um do seu negócio, então tente observar o seu empreendimento e verificar o que poderia melhorar para que o público se sinta confortável, seguro e com a certeza de que optou por serviços de qualidade.
Foque na apresentação do local e no atendimento feito pelos funcionários, pois ambos são responsáveis por fazer esse contato inicial com o paciente. Então, treine a sua equipe, melhore as disposições da clínica ou consultório e faça que ambos sejam agradáveis, caso contrário podem causar danos à reputação do seu negócio.
- Trabalhe com tecnologias que tornem o serviço mais dinâmico
Algumas clínicas ou consultórios trabalham com as tecnologias que favorecem os seus serviços e garantem mais autonomia aos pacientes. Por exemplo, o seu negócio pode ter um site ou aplicativo em que o paciente consegue marcar a sua consulta.
Além disso, ele recebe uma mensagem de confirmação e avisos para lembrá-lo do dia e horário da consulta evitando que perca por se esquecer ou ter outro compromisso.
Isso pode ser feito também através do WhatsApp e mensagens de texto, mas o ideal é que no momento do agendamento seja feita uma pergunta ao paciente para que ele indique a melhor forma de contatá-lo, assim evita incomodá-lo no telefone e afins.
- Promova eventos gratuitos como palestras e afins
Outra maneira de atrair e reter pacientes é promovendo alguns eventos relacionados com a sua área de atuação. Por exemplo, fazer palestras dando dicas sobre alguns métodos relacionados a cuidados e afins na própria clínica ou locais parceiros.
Existem profissionais que realizam palestras, demonstrações do seu trabalho e dentre outros em lojas, escolas, empresas e outros estabelecimentos que acabam tornando-se parceiros e podem ajudar a desenvolver outras formas de conquistar os pacientes.
É importante que esses eventos sejam gratuitos, caso contrário podem não te dar o retorno que espera. Aliás, você unir o evento com uma causa nobre como reunir alimentos específicos para doar a uma instituição de sua preferência – no caso, esse tipo de atitude gera admiração e acaba chamando mais atenção do público-alvo.
Existem outras formas de atrair e reter pacientes em seu consultório ou clínica, mas essas são as mais comuns e que garantem um retorno interessante, porém, como dito anteriormente, é necessário conhecer o perfil do seu paciente para que foque na sua atração e consequentemente trabalhe com iniciativas que vão ajudar na fidelização.
Além disso, tente observar o mercado e os seus concorrentes para identificar de que forma estão divulgando os seus serviços para conquistar mais pacientes, pois a partir disso pode ter mais percepção do que funciona ou não para alcançar esse objetivo.
Faça o seu planejamento, identifique o quanto pode investir nesse processo de atrair e reter pacientes e comece a trabalhar nas técnicas que o tornem opção para o público.
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