Post: Como atrair e reter pacientes?

Experienced doctor discussing with patient his private medical file. Young man checking up with his MD, and consulting about the way of his health treatment and health insurance.

Em uma clínica médica, odontológica, fisioterapêutica e outras relacionadas à saúde os clientes na verdade são os pacientes e isso significa que para movimentar a receita do negócio será necessário adotar estratégias que visam atrair e reter pacientes.

Para algumas pessoas essa ideia de reter pacientes é confusa, mas ela é necessária tendo em vista que esse público é o responsável por fazer a clínica funcionar e garantir que tenha uma receita suficiente para manter os profissionais que trabalham nela, como também para que possa ter uma estrutura que agrade a todos. 

Então para atrair e reter pacientes é necessário observar a própria clínica e o público para qual ela trabalha, pois esse tipo de informação será determinante no momento de determinar as estratégias capazes de colocá-la no radar de opções das pessoas. 

É claro que não é um processo fácil, mas na medida que a clínica entende a sua missão e o que deseja transmitir ao público, além de perceber o perfil de seus clientes em potencial é possível trabalhar com ações voltadas tanto ao mundo físico como o digital para conquistar a confiança dessas pessoas e transformá-las em público fiel. 

Confira algumas dicas que podem ajudar a sua clínica a atrair e reter pacientes.

 

  • Melhore a presença digital da clínica ou consultório  

Quantos falamos em digital estamos nos referindo as redes sociais e mídias tradicionais da internet como os sites, blogs e inclusive os mecanismos de busca.

No caso, o Google permite que as empresas se cadastrem no Google Meu Negócio e Google Maps para compartilhar informações de contato, endereço e outros que estejam relacionados a empresa e permite que o seu público a encontre facilmente. 

Entenda que hoje em dia a maioria das pessoas procuram referências na internet e depois vão desbravar o mundo físico para saber se a empresa é realmente aquilo que mostra ser no digital. Então movimente as redes sociais da clínica, sites e afins. 

 

  • Faça parcerias com outros estabelecimentos para falarem da clínica

Por mais que essa iniciativa aparente ser ultrapassada ela ainda é interessante para que a clínica consiga atrair e reter pacientes, pois na maioria dos casos a pessoa chega ao local com intuito de fazer exames, seguir as orientações de outros profissionais e dentre outros que podem ser usados como estratégia de atrair clientes. 

Nesse caso, é importante que analise as possibilidades de negócio da cidade ou região em que a clínica ou consultório está localizada. Verifique quais os profissionais e empreendimento que poderiam fazer uma parceria para trocar divulgação. 

Ambos podem ser beneficiados com essa parceria, mas precisa ser algo natural e que não demonstre ao consumidor que está tirando vantagem dele por isso é importante analisar o cenário da clínica e identificar os meios de fazer essa ação acontecer.

 

  1. Foque na experiência do cliente, pois é crucial para reter pacientes

O seu negócio precisa focar muito mais em experiência do que em ações de marketing para atrair e reter pacientes, pois em tese não adianta ter estratégias que colocam o profissional, clínica ou consultório em ênfase se ao chegar no local o paciente se sente perdido, não conseguiu o horário que desejava, não se sente seguro e dentre outros.  

A experiência do cliente precisa ser o foco número um do seu negócio, então tente observar o seu empreendimento e verificar o que poderia melhorar para que o público se sinta confortável, seguro e com a certeza de que optou por serviços de qualidade. 

Foque na apresentação do local e no atendimento feito pelos funcionários, pois ambos são responsáveis por fazer esse contato inicial com o paciente. Então, treine a sua equipe, melhore as disposições da clínica ou consultório e faça que ambos sejam agradáveis, caso contrário podem causar danos à reputação do seu negócio. 

 

  • Trabalhe com tecnologias que tornem o serviço mais dinâmico

Algumas clínicas ou consultórios trabalham com as tecnologias que favorecem os seus serviços e garantem mais autonomia aos pacientes. Por exemplo, o seu negócio pode ter um site ou aplicativo em que o paciente consegue marcar a sua consulta.

Além disso, ele recebe uma mensagem de confirmação e avisos para lembrá-lo do dia e horário da consulta evitando que perca por se esquecer ou ter outro compromisso. 

Isso pode ser feito também através do WhatsApp e mensagens de texto, mas o ideal é que no momento do agendamento seja feita uma pergunta ao paciente para que ele indique a melhor forma de contatá-lo, assim evita incomodá-lo no telefone e afins. 

 

  • Promova eventos gratuitos como palestras e afins

Outra maneira de atrair e reter pacientes é promovendo alguns eventos relacionados com a sua área de atuação. Por exemplo, fazer palestras dando dicas sobre alguns métodos relacionados a cuidados e afins na própria clínica ou locais parceiros.

Existem profissionais que realizam palestras, demonstrações do seu trabalho e dentre outros em lojas, escolas, empresas e outros estabelecimentos que acabam tornando-se parceiros e podem ajudar a desenvolver outras formas de conquistar os pacientes. 

É importante que esses eventos sejam gratuitos, caso contrário podem não te dar o retorno que espera. Aliás, você unir o evento com uma causa nobre como reunir alimentos específicos para doar a uma instituição de sua preferência – no caso, esse tipo de atitude gera admiração e acaba chamando mais atenção do público-alvo. 

 

Existem outras formas de atrair e reter pacientes em seu consultório ou clínica, mas essas são as mais comuns e que garantem um retorno interessante, porém, como dito anteriormente, é necessário conhecer o perfil do seu paciente para que foque na sua atração e consequentemente trabalhe com iniciativas que vão ajudar na fidelização. 

Além disso, tente observar o mercado e os seus concorrentes para identificar de que forma estão divulgando os seus serviços para conquistar mais pacientes, pois a partir disso pode ter mais percepção do que funciona ou não para alcançar esse objetivo. 

Faça o seu planejamento, identifique o quanto pode investir nesse processo de atrair e reter pacientes e comece a trabalhar nas técnicas que o tornem opção para o público. 

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