Post: Como criar um currículo impactante

mulher-jovem-trabalhando-em-seu-laptop-em-casa

Entender como criar um currículo impactante é favorável às pessoas que buscam uma recolocação no mercado de trabalho, pois trata-se de um documento que representa o primeiro contato do recrutador com a pessoa que busca a oportunidade de trabalho.
Hoje em dia por mais que existam diferentes meios de eleger candidatos para uma vaga de trabalho, o currículo ainda é uma ferramenta que conecta o recrutador com o profissional e serve como base para analisar experiências e informações da pessoa.
O currículo impactante que todos os profissionais almejam não está relacionado a quantidade de páginas e a descrição das diversas experiências profissionais e cursos que a pessoa realiza, mas sim ao conjunto da outra. Ou seja, a organização das informações, o uso do português corretamente, um visual diferente e assim por diante.
As competências profissionais desenvolvidas são as informações que mais chamam a atenção dos recrutadores e por isso necessitam ser apresentadas com atenção, mas é preciso se atentar a outros detalhes para criar um currículo impactante. Saiba mais.

Não deixe de acrescentar o seu objetivo
O objetivo é uma das partes mais simples na criação do currículo impactante, mas que também carece de atenção, pois a sua função é mostrar ao recrutador o que fez você enviar aquele documento, assim como suas expectativas e interesses quanto a vaga.
O ideal é que o objetivo seja escrito em no máximo três linhas, portanto, vá direto ao ponto e sem fazer o recrutador passar uma eternidade apenas lendo o que espera em relação a vaga. Seja direto, honesto e esteja em conformidade com o objetivo da vaga.

Fale sobre as suas habilidades e seja honesto
Mentir no currículo é um caminho sem volta. Não faz sentido uma pessoa mentir sobre algo que ela não tem propriedade ou conhecimento para fazer se obviamente não tem a mínima noção sobre o que aquilo se trata. Esse tipo de mentira faz com que você se complique na empresa e demonstre desrespeito quanto ao processo seletivo.
Portanto, compartilhe no currículo apenas as habilidades que você realmente possui e que pode garantir colocar em prática na nova função, caso for contratado. Aliás, para essas habilidades você pode indicar o seu nível de conhecimento – sem mentir.

Compartilhe informações sobre atividades paralelas
Uma das informações que mais chamam atenção após as competências profissionais em um currículo impactante são as atividades paralelas que a pessoa realiza. Por exemplo, trabalhos voluntários, hobbies que agregam qualificação ou conhecimento as suas principais funções e dentre outras informações que façam a pessoa te “admirar”.
Na verdade, não é uma questão de admiração, mas de curiosidade. Claro que você não deve mentir sobre isso, portanto, apenas acrescente essa parte se realmente tem alguma tarefa complementar que pode ajudar o recrutador a percebê-lo como pessoa e não apenas profissional. É assim que inicia a conexão da empresa e o funcionário.

Posicione as suas competências profissionais de forma estratégica
Grande parte dos recrutadores prefere saber quais foram as últimas experiências do candidato e por isso muitas vezes querem ir direto ao ponto para saber se ele tem o perfil que a empresa procura, mas se a experiência recente estiver por última de todas as outras isso vai demandar um tempo que alguns recrutadores não desejam “gastar”.
Nesse caso, para criar o seu currículo impactante saiba distribuir as competências corretamente. Deixe as mais atuais acima e permita que o recrutador direcione os seus olhos para as funções passadas por último, podendo identificar a sua evolução.
Afinal de contas deve entender que o recrutador não tem muito interesse em algo que você realizou há cerca de 10 ou 5 anos atrás, mas sim as competências atuais e que ainda estão em sua mente para que possa executar dentro da empresa.

Saiba tornar o currículo interessante mesmo quando não há experiência
Uma das dicas mais importantes aos profissionais que desejam criar um currículo impactante é tornar o documento interessante mesmo quando não tem a experiência que a empresa busca. O foco é fazer o recrutador enxergar o seu potencial e vontade.
Você pode não saber como executar uma das funções atribuídas a vaga, mas tem outras habilidades que podem tornam o ato de aprender e se comprometer mais fácil. Portanto, trabalhe com as suas habilidades, objetivos e competências de forma estratégica. Faça o recrutador ficar curioso e disposto a te conhecer melhor.

DICA EXTRA!
Ter um currículo impactante sem dúvidas influencia os recrutadores a observarem seu documento, mas hoje em dia não basta apenas investir nisso para conquistar a vaga que tanto sonha. É preciso ir além do que está acostumado e mostrar para essas pessoas que você tem aptidão de agregar valor à empresa que representam.
Nesse caso, é preciso se atentar as suas redes sociais e manter um comportamento adequado tendo em vista que a maioria dos recrutadores atuais fazem uma inspeção nas redes dos candidatos para avaliar a sua conduta online, checar sua experiência profissional e observar se ele te fato tem o perfil da empresa ou da vaga anunciada.
Por isso é importante que as redes sociais sejam uma extensão sobre você, seus gostos, habilidades e experiências. Não as transforme em um circo ou ringue, se ela tiver o seu nome estampado, é indispensável priorizar a sua marca pessoal.

Criar um currículo impactante não tem a ver com a quantidade de experiências que a pessoa possui ou com os diversos cursos de qualificação que ela realizou. Claro que essas informações são importantes, mas o impactante está em pequenos atos.
Os recrutadores querem informações rápidas, mas suficientes para entender suas competências, além de tentarem enxergar o seu perfil profissional e pessoal através de suas habilidades e principalmente pelas tarefas e atividades paralelas a profissão, mas que acabam te tornando um ser humano melhor e mais preparado ao trabalho.
Seja honesto, fale sobre os seus objetivos, expectativas e seja sucinto na medida certa. Lembre-se que se o recrutador quiser informações específicas sobre você ele pode consultar o seu perfil no LinkedIn e outras redes ou claro, contatá-lo.

Seu progresso

Postagens recentes