Post: Como dar feedback aos membros da sua equipe?

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Você tem alguma ideia de como dar feedback aos membros da sua equipe sem que isso possa causar desmotivação e dúvidas em relação a sua permanência na empresa? Esse processo é delicado e por isso o líder ou gestor da equipe precisa saber exatamente que caminho percorrer para não ter efeitos contrários ao desejado.

Hoje em dia a maioria dos profissionais não estão apenas preocupados em chegar no trabalho, fazer as tarefas combinadas em contrato e ir para casa no final do dia. 

A realidade é outra, as necessidades mudarem e os objetivos de vida aumentarem, por isso é natural que essas pessoas busquem desempenhar mais do que é proposto e queiram saber a opinião de seus gestores em relação a sua atuação na empresa. 

O famoso feedback se tornou pauta diária nas empresas e na maioria das vezes é um fator motivador da equipe. Afinal, quem não deseja receber um feedback positivo? 

Mas é aí que mora o perigo, pois nem sempre o feedback de um funcionário será favorável a ele e cabe ao líder dar feedback aos membros da sua equipe com cautela. 

Dessa vez vamos te ajudar a resolver essa questão. Confira algumas dicas de como  dar esse feedback de forma estratégica para motivar ainda mais os seus funcionários. 

  • Transforme os feedbacks em hábito na empresa

Dar feedback para a equipe não é uma tarefa simples principalmente quando ele não é muito gratificante para quem vai escutar, pois pode fazer a pessoa interpretar o ato como uma forma de pressioná-la para dar resultados ao invés de garantir motivação. 

Nesse caso é importante mudar essa percepção de que por trás do feedback tem uma cobrança e riscos de demissão. Claro que às vezes isso acontece, mas o funcionário precisa se sentir motivado ao invés de ameaçado, portanto, a ideia é transformar os feedbacks em um hábito para que essas percepções sejam deixadas de lado. 

Estude a possibilidade de dar feedbacks diários ao conversar com a equipe a qualquer momento, pois isso a torna mais engajada com as tarefas que realizam diariamente.  

  • Seja claro durante o feedback não deixe nada nas entrelinhas

Não há motivos para dar feedback aos membros da sua equipe e deixar a mensagem nas entrelinhas. Você pode até fazer analogias, dizer palavras bonitas, mas nunca passar uma mensagem que corra o risco de ser interpretada de maneira errada. 

Tente ser claro com o que deseja passar a sua equipe, pois qualquer outra tentativa será encarada como desrespeito. Se você deseja citar um fato específico, seja claro. Se deseja criticar uma atitude, seja direto. O seu papel como líder é orientar e ser honesto com a sua equipe principalmente durante os momentos de feedback. 

Portanto, tome cuidado com a sua linguagem e pergunte no final se ficou alguma dúvida ou se o funcionário deseja esclarecer algo em relação ao que foi dito. 

  • Não seja agressivo ou ignorante, seu papel é motivar a equipe

Alguns feedbacks podem ser a respeito de situações delicadas e por isso devem ser abordados com calma e sabedoria. Jamais use o tom agressivo ou de acusação. 

O seu papel como líder, muitas vezes, é ensinar ou direcionar o funcionário e por isso é preciso ter cuidado com a maneira como se expressa. Você pode chamar a sua atenção e impor algumas atitudes, mas nunca em tom agressivo e ignorante, pois isso não vai fazer com que o funcionário tenha respeito por você, mas desprezo.

Além disso, ser agressivo, ignorante e gritar com os funcionários no feedback apenas diminui a sua credibilidade como líder e a manja a sua imagem como profissional. 

  •  Transforme o feedback em uma ferramenta construtiva 

Ao tornar o feedback algo constante na empresa também será necessário transformá-lo em uma ferramenta construtiva que ajude o funcionário a evoluir e o faça buscar uma melhoria quanto aos pontos que foram citados durante a sua conversa com ele.

Essa experiência precisa valer algo, caso contrário, será apenas um desperdício de tempo que atrapalha o seu trabalho como líder e confunde a cabeça da equipe. 

Nesse caso, seja bem-intencionado e cobre a melhoria da equipe. Seja claro sobre as suas expectativas ao compartilhar alguns pontos e que está observando se a equipe, de fato, vai se esforçar para atingir o objetivo da empresa e o que foi imposto a ela. 

  • Se tiver dificuldades, use a regra dos três no feedback

Muitos líderes com dificuldade em dar feedback aos membros da sua equipe usam essa técnica ou regra do três cujo objetivo é separar essa experiência em três partes. 

O líder começa abordando o contexto ao mostrar para o funcionário o que ocorre, seja algo positivo ou negativo. Depois dá um exemplo em relação ao seu comportamento ou fala de uma tarefa que foi observada fazendo-o levantar algumas dúvidas. 

O terceiro passo é falar essas dúvidas ou, no caso, as consequências que causaram e a partir disso pode finalizar o feedback indicando o que considera importante mudar 

  • Se o feedback for para uma única pessoa, faça-o no reservado

Outra dica para dar feedback aos membros da sua equipe é ser coerente quanto ao momento e lugar que isso será realizado. Se a ferramenta for direcionada a equipe como um todo, tudo bem ela ser feita com todos os seus membros, mas se você precisa passar informações especificadamente para uma pessoa, faça separado.

Ninguém deseja que o colega de trabalho escute o líder da equipe dando esporro sobre algo errado que tenha feito e não é interessante para você ser visto falando bem de algumas atitudes do funcionário pois pode ser mal interpretado pelos outros. 

Seja coerente com o processo e respeite cada um dos funcionários dando o feedback individual em uma sala reserva sem o risco de suas falas serem ouvidas por todos. 

 

Na medida que você pegar prática em dar feedback aos membros da sua equipe esse processo será mais fácil não importando se abordará pontos positivos ou negativos. 

Aliás, ao se acostumar poderá adotar o seu próprio método levando em consideração o que é prática na empresa para que a conduta do funcionário não seja atrapalhada e obviamente consiga estimulá-lo para continuar oferecendo resultados a empresa.

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