VocĆŖ tem alguma ideia de como dar feedback aos membros da sua equipe sem que isso possa causar desmotivação e dĆŗvidas em relação a sua permanĆŖncia na empresa? Esse processo Ć© delicado e por isso o lĆder ou gestor da equipe precisa saber exatamente que caminho percorrer para nĆ£o ter efeitos contrĆ”rios ao desejado.
Hoje em dia a maioria dos profissionais nĆ£o estĆ£o apenas preocupados em chegar no trabalho, fazer as tarefas combinadas em contrato e ir para casa no final do dia.Ā
A realidade Ć© outra, as necessidades mudarem e os objetivos de vida aumentarem, por isso Ć© natural que essas pessoas busquem desempenhar mais do que Ć© proposto e queiram saber a opiniĆ£o de seus gestores em relação a sua atuação na empresa.Ā
O famoso feedback se tornou pauta diĆ”ria nas empresas e na maioria das vezes Ć© um fator motivador da equipe. Afinal, quem nĆ£o deseja receber um feedback positivo?Ā
Mas Ć© aĆ que mora o perigo, pois nem sempre o feedback de um funcionĆ”rio serĆ” favorĆ”vel a ele e cabe ao lĆder dar feedback aos membros da sua equipe com cautela.Ā
Dessa vez vamos te ajudar a resolver essa questĆ£o. Confira algumas dicas de comoĀ dar esse feedback de forma estratĆ©gica para motivar ainda mais os seus funcionĆ”rios.Ā
- Transforme os feedbacks em hƔbito na empresa
Dar feedback para a equipe nĆ£o Ć© uma tarefa simples principalmente quando ele nĆ£o Ć© muito gratificante para quem vai escutar, pois pode fazer a pessoa interpretar o ato como uma forma de pressionĆ”-la para dar resultados ao invĆ©s de garantir motivação.Ā
Nesse caso Ć© importante mudar essa percepção de que por trĆ”s do feedback tem uma cobranƧa e riscos de demissĆ£o. Claro que Ć s vezes isso acontece, mas o funcionĆ”rio precisa se sentir motivado ao invĆ©s de ameaƧado, portanto, a ideia Ć© transformar os feedbacks em um hĆ”bito para que essas percepƧƵes sejam deixadas de lado.Ā
Estude a possibilidade de dar feedbacks diĆ”rios ao conversar com a equipe a qualquer momento, pois isso a torna mais engajada com as tarefas que realizam diariamente.Ā Ā
- Seja claro durante o feedback não deixe nada nas entrelinhas
NĆ£o hĆ” motivos para dar feedback aos membros da sua equipe e deixar a mensagem nas entrelinhas. VocĆŖ pode atĆ© fazer analogias, dizer palavras bonitas, mas nunca passar uma mensagem que corra o risco de ser interpretada de maneira errada.Ā
Tente ser claro com o que deseja passar a sua equipe, pois qualquer outra tentativa serĆ” encarada como desrespeito. Se vocĆŖ deseja citar um fato especĆfico, seja claro. Se deseja criticar uma atitude, seja direto. O seu papel como lĆder Ć© orientar e ser honesto com a sua equipe principalmente durante os momentos de feedback.Ā
Portanto, tome cuidado com a sua linguagem e pergunte no final se ficou alguma dĆŗvida ou se o funcionĆ”rio deseja esclarecer algo em relação ao que foi dito.Ā
- NĆ£o seja agressivo ou ignorante, seu papel Ć© motivar a equipe
Alguns feedbacks podem ser a respeito de situaƧƵes delicadas e por isso devem ser abordados com calma e sabedoria. Jamais use o tom agressivo ou de acusação.Ā
O seu papel como lĆder, muitas vezes, Ć© ensinar ou direcionar o funcionĆ”rio e por isso Ć© preciso ter cuidado com a maneira como se expressa. VocĆŖ pode chamar a sua atenção e impor algumas atitudes, mas nunca em tom agressivo e ignorante, pois isso nĆ£o vai fazer com que o funcionĆ”rio tenha respeito por vocĆŖ, mas desprezo.
AlĆ©m disso, ser agressivo, ignorante e gritar com os funcionĆ”rios no feedback apenas diminui a sua credibilidade como lĆder e a manja a sua imagem como profissional.Ā
- Ā Transforme o feedback em uma ferramenta construtivaĀ
Ao tornar o feedback algo constante na empresa tambƩm serƔ necessƔrio transformƔ-lo em uma ferramenta construtiva que ajude o funcionƔrio a evoluir e o faƧa buscar uma melhoria quanto aos pontos que foram citados durante a sua conversa com ele.
Essa experiĆŖncia precisa valer algo, caso contrĆ”rio, serĆ” apenas um desperdĆcio de tempo que atrapalha o seu trabalho como lĆder e confunde a cabeƧa da equipe.Ā
Nesse caso, seja bem-intencionado e cobre a melhoria da equipe. Seja claro sobre as suas expectativas ao compartilhar alguns pontos e que estĆ” observando se a equipe, de fato, vai se esforƧar para atingir o objetivo da empresa e o que foi imposto a ela.Ā
- Se tiver dificuldades, use a regra dos trĆŖs no feedback
Muitos lĆderes com dificuldade em dar feedback aos membros da sua equipe usam essa tĆ©cnica ou regra do trĆŖs cujo objetivo Ć© separar essa experiĆŖncia em trĆŖs partes.Ā
O lĆder comeƧa abordando o contexto ao mostrar para o funcionĆ”rio o que ocorre, seja algo positivo ou negativo. Depois dĆ” um exemplo em relação ao seu comportamento ou fala de uma tarefa que foi observada fazendo-o levantar algumas dĆŗvidas.Ā
O terceiro passo Ć© falar essas dĆŗvidas ou, no caso, as consequĆŖncias que causaram e a partir disso pode finalizar o feedback indicando o que considera importante mudarĀ
- Se o feedback for para uma única pessoa, faça-o no reservado
Outra dica para dar feedback aos membros da sua equipe é ser coerente quanto ao momento e lugar que isso serÔ realizado. Se a ferramenta for direcionada a equipe como um todo, tudo bem ela ser feita com todos os seus membros, mas se você precisa passar informações especificadamente para uma pessoa, faça separado.
NinguĆ©m deseja que o colega de trabalho escute o lĆder da equipe dando esporro sobre algo errado que tenha feito e nĆ£o Ć© interessante para vocĆŖ ser visto falando bem de algumas atitudes do funcionĆ”rio pois pode ser mal interpretado pelos outros.Ā
Seja coerente com o processo e respeite cada um dos funcionĆ”rios dando o feedback individual em uma sala reserva sem o risco de suas falas serem ouvidas por todos.Ā
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Na medida que vocĆŖ pegar prĆ”tica em dar feedback aos membros da sua equipe esse processo serĆ” mais fĆ”cil nĆ£o importando se abordarĆ” pontos positivos ou negativos.Ā
AliÔs, ao se acostumar poderÔ adotar o seu próprio método levando em consideração o que é prÔtica na empresa para que a conduta do funcionÔrio não seja atrapalhada e obviamente consiga estimulÔ-lo para continuar oferecendo resultados a empresa.