Como cuidar do jaleco

O primeiro cuidado com o jaleco em relação a lavagem é que as roupas com tecidos claros, como o dele, devem ser lavadas só com outras roupas claras.

Dicas

Para que ele sempre esteja branco, depois de ser lavado, pegue 1 litro de água, coloque uma colher com bicarbonato de sódio ou anil e deixe-o de molho por cerca de 2 horas.

Para que o jaleco se mantenha branco, a dica é colocar uma tampa de álcool, com água e um pouco de sabão em pó. Deixe de molho por 3 horas.

Nunca use qualquer produto que tenha como base o cloro, se o tecido do jaleco for 100% de poliéster 100%, porque deixa o tecido amarelado.

Só passe o jaleco quando estiver bem limpo, porque o calor ajuda que a sujeira fique presa no tecido.

Como tirar manchas específicas do jaleco

Manchas de ferrugem

Para tirar as manchas de ferrugem, coloque suco de limão com sal na parte suja, e depois coloque o jaleco no sol durante alguns minutos.

Manchas de sangue

No caso das manchas de sangue, coloque uma pasta de maisena com água fria em cima delas, esfregue um pouco, deixe secar e depois lave. Caso não tenha maisena em casa, pode usar água oxigenada de 10 a 20 volumes.

Manchas de gordura

Para eliminar a gordura presa no jaleco, ponha um pouco de talco na mancha, espere por um tempo e depois escove. Outras boas opções são detergente neutro, sabonete branco e até shampoo.

Manchas de suor

Para esse tipo de mancha, coloque o jaleco de molho em água morna com vinagre. O bicarbonato com água, também, dá conta do recado.

Manchas de vinho

As manchas de vinho podem ser tiradas com a ajuda do leite. Coloque o leite para ferver e deixe de molho até que a mancha desapareça. Aí, é só lavar. Mas, se puder tirar a mancha na hora, é só lavar o local com água morna. 

Manchas de café

Para eliminar as manchas de café passe uma pedra de gelo rapidamente no local e depois lave normalmente.

Manchas de caneta

As manchas de caneta podem sair, esfregue o local com álcool e ponha um outro tecido branco por baixo, para que a tinta passar para ele. Mas, também, pode colocar de molho no leite.

Manchas de ferro quente

Para eliminar esse tipo de mancha, é só passar um chumaço de algodão molhado com água oxigenada e esfregue no local até tudo sair.

Manchas de batom

Essa é bem comum e a primeira coisa a fazer é retirar o excesso com a ajuda de um papel. Depois, coloque um pouco de detergente no local e lave. Ou passe vaselina em cima da mancha e lave com água morna e sabão.

Manchas de perfume

Para acabar com as manchas de perfume, coloque o tecido do jaleco sobre um material que seja absorvente, branco e limpo. Depois, esfregue com um chumaço de algodão molhado com álcool, deixe secar e lave normalmente.