Já na reta final de 2019, muitas pessoas já estão pensando nos seus planos para o ano que vem e os objetivos são vários: ter uma vida amorosa melhor, dar mais atenção aos filhos, recomeçar os estudos, ser mais produtivo, etc. Aprender como fazer planejamento para 2020 permite que se determinem metas que serão mesmo cumpridas e que se escolha o melhor caminho para isso.
Tenha consciência de que dependerá só de você
Se um dos itens do planejamento é “não me irritar mais com determinada pessoa”, por exemplo, é importante saber que ela vai dar motivos para irritação, pois isso é normal em qualquer convivência. Porém, tudo dependerá de como você agirá no momento em que ele der um motivo para se irritar. Isso deve ser estendido para todas as áreas da vida: a mudança de determinada postura depende apenas do próprio indivíduo. Sendo assim, ao fazer o planejamento para 2020, é necessário estar disposto a se esforçar.
Como estruturar o planejamento para 2020
O planejamento deve ser colocado em um papel e o melhor é deixar uma folha de papel (ou planilha) para cada mês. Além disso, deve-se deixar uma parte “geral”, que servirá para colocar os planos que abrangem o ano todo; por exemplo: dormir melhor, procrastinar menos, ler mais livros, etc.
Colocar projetos antigos
Quem tem a ideia de fazer aula de dança, de escrever um livro, de fazer um bate e volta para praia, etc., deve colocar esses projetos no seu planejamento.
Considerar a realidade
As coisas que se planeja fazer em 2020 devem sempre estar em consonância com a realidade da pessoa. Por exemplo: não adianta colocar no planejamento “ampliara sala de estar” se não há recursos para isso no momento; nesse caso, o ideal é inserir como objetivo “juntar dinheiro para ampliar a sala de estar”.
Outro exemplo: não se pode colocar no planejamento “casar” se nem mesmo há alguém para isso. O melhor, nesse caso, será colocar “estar mais aberto para
encontrar alguém”; alguns exemplos de objetivos que podem ser inseridos no planejamento são:
Dedicar mais horas ao estudo de certo idioma;
Sair mais com os amigos e a família;
Terminar determinada série acumulada;
Fazer uma limpeza geral na casa
Separar os objetivos por meses
Há alguns itens do planejamento que abarcarão o ano inteiro, mas há outras coisas relacionadas especificamente a uma época; sendo assim, vale a pena ter uma parte apenas para esse tipo de tarefa, separados por meses. Por exemplo: um dos itens do planejamento para janeiro (tradicionalmente, um mês
de férias), pode ser uma faxina geral na casa e a doação de algumas coisas. Quem tem intenção de viajar no Carnaval também pode colocar no planejamento de janeiro a pesquisa de pacotes de viagens, etc.
Deixar espaços no planejamento
Ao longo do ano podem acontecer coisas que alterem o planejamento ou que precisem ser inseridas. Por isso, deve-se deixar algumas partes do planejamento
em branco para que se possa fazer ajustes.