Como melhorar a sua rotina de trabalho?

Como melhorar a sua rotina de trabalho?

A falta de organização e prioridades são os fatores que mais prejudicam a produção de uma pessoa em seu trabalho. Então se você está em busca de opções sobre como melhorar a sua rotina de trabalho comece identificando o que pode estar prejudicando a sua performance e que precisam ser reformulados.

A maioria das pessoas passam mais tempo trabalhando do que em casa curtindo, relaxando ou fazendo qualquer outra tarefa que não esteja relacionado ao seu serviço.

Logo, ter uma rotina de trabalho bagunçada pode afetar na sua qualidade de vida e desencadear problemas que prejudicam a sua capacidade de trabalhar como é o caso da síndrome de Burnout – um distúrbio que gera esgotamento físico e mental por conta do estresse vivenciado na vida profissional ou acadêmica.

Essa síndrome afeta mais de 30 milhões de brasileiros e pode estar prestes a te prejudicar se não começar a cuidar ou melhorar a sua rotina de trabalho.

Confira algumas iniciativas que podem ajudar a melhorar a sua rotina de trabalho.

  1. Aprenda a otimizar o seu tempo com a organização de suas tarefas

Otimizar tempo de forma inteligente vai te ajudar a melhorar a sua rotina de trabalho, nesse caso, tente analisar as tarefas que precisa desempenhar todos os dias e separe elas por categorias como urgentes, importantes e circunstanciais.

Esse tipo de separação permite se dedicar em primeiro momento nas tarefas que não podem ser postergadas e que precisam de soluções rápidas. Além disso, você acaba as realizando no primeiro momento do dia que é quando está com todas as energias necessárias para se dedicar e por isso pode desempenhá-las sem problemas.

  • Arrume a sua mesa, evite bagunças e papéis espalhados que atrapalham

Não adianta dizer que é na bagunça que consegue se concentrar, pois é provável que a desorganização afete a sua produtividade e torne o seu trabalho mais complicado.

Tente evitar bagunças em sua mesa de trabalho, pois além de prejudicar o seu desempenho nas tarefas também é provável que ela te cause ansiedade deixando-a mais estressada, agitada e incapaz de se concentrar no que realmente precisa fazer.

Procure se organizar antes mesmo de dar início a sua jornada de trabalho.

  • Separe alguns momentos do dia para fazer tarefas específicas

Existem pessoas que interrompem a todo momento as suas obrigações para fazer outras tarefas como responder e-mails, participar de reuniões e assim em diante. Esse tipo de interrupção causa confusão e por isso precisa ser evitado para que possa melhorar a sua rotina de trabalho e consequentemente o seu desempenho.

Tente separar momentos do dia apenas para responder e-mails, realizar reuniões e cumprir com todas as suas obrigações trabalhistas. Quanto mais organizado menor o risco de entrar em colapso por não conseguir ter uma rotina “tranquila”.

Entenda que muitas dessas tarefas quando não organizadas demandam um tempo enorme da sua rotina e até mesmo atrapalha a execução de outras mais importantes.

  • Aprenda a planejar as suas pausas para evitar sobrecarga e atrasos

Jamais pule as suas folgas durante o dia para realizar uma tarefa e se sentir produtivo, pois em tese você está apenas tornando a rotina mais desgaste e propensa a falhas.

As pausas que você faz durante o dia servem para apaziguar a agitação comum do ambiente de trabalho e para restabelecer a sua energia a fim de continuar as suas obrigações. Sem elas tudo se torna pesado, complicado e impossível de ser realizado.

Nesse caso, não pule o almoço, o momento do café e dentre outras pausas que tem direito a fazer ao longo. Planeje elas em momentos que você entende que chegou ao esgotamento, pois dessa forma poderá se recompor e voltar a trabalhar.

  • Se desligue das obrigações do trabalho ao chegar em casa. Descanse

Outra atitude que pode melhorar a sua rotina de trabalho é deixar as suas obrigações no trabalho – a não ser que sejam casos extremos em que foi solicitado por seu chefe.

Pode parecer clichê e na verdade é, mas se desligar do trabalho e suas tarefas em casa permite que você se recomponha, além de relaxar a mente e o corpo em prol da sua saúde, que em muitos casos acaba sendo afetada pelo estresse e agitação.

Tente chegar em sua casa e se desconectar. Priorize tarefas pessoais como fazer um exercício físico, meditar, assistir um filme, ler um livro e outras que vão manter a sua mente tranquila e em processo de recomposição após um dia de muito trabalho.

  • Aprenda a delegar ou dividir as tarefas. Quem compartilha, multiplica

Muitas pessoas dão braço a torcer no momento de compartilhar tarefas e pedir ajuda para um colega de trabalho, mas isso não passa de uma bobagem, pois ao fazer isso você reconheça as suas fragilidades e que entende a necessidade de trabalhar em grupo para alcançar resultados positivos na empresa – todos saem ganhando.

Seja sincera com a sua equipe, divida as tarefas, aprenda a delegar ou dividir responsabilidades, pois é dessa forma que conseguirá ter um hábito de trabalho mais tranquilo e claro, saudável. Além do mais, como foi dito, quem compartilha, multiplica.

Se necessário converse com o seu chefe e outras pessoas acima da sua função, não tenha medo de ser sincero. Porém, para evitar negativas apresente os problemas com as suas devidas soluções. Por exemplo, não consigo desempenhar tal tarefa, mas se fulano me ajudar pode ser que ela seja desempenhada de forma apropriada.

Essas iniciativas além de melhorar a sua rotina de trabalho também refletem sobre a sua vida pessoal, pois tendem a reduzir o seu nível de estresse, irritabilidade, ansiedade e outros aspectos que prejudicam a sua saúde física, mental e emocional.

Nesse caso, tente fazer pequenas mudanças diariamente até que consiga alcançar o benefício de ter uma rotina organizada, eficiente e saudável no ambiente de trabalho.

Claro que não será fácil, pois provavelmente está acostumado com essa agitação atual, porém é preciso reformular as suas tarefas, repensar os seus hábitos e fazer sacrifícios que garantem resultados positivos tanto na carreira como na vida no geral.

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