A proatividade Ć© uma caracterĆstica bem valorizada no meio profissional, pois ela significa que aquele funcionĆ”rio Ć© muito bom para ajudar a encontrar soluƧƵes para problemas. AlĆ©m disso, quem Ć© proativo envolve-se por conta própria nas situaƧƵes mais importantes da empresa, dando opiniƵes sobre como melhorar algum processo ou alcanƧar clientes. No entanto, Ć© claro que ser proativo nĆ£o tem nada a ver com ser intrometido: Ć© fundamental que o profissional saiba quando dar a sua opiniĆ£o e que tenha humildade e paciĆŖncia. Caso contrĆ”rio, pode aparentar que ele deseja tomar o lugar de um colega ou atĆ© do seu superior.
Estar atento aos problemas
O profissional que deseja ser conhecido pela sua proatividade nĆ£o pode ficar envolvido apenas com as tarefas da sua função e se desligar do resto. Na verdade, Ć© importante ter o mĆ”ximo de conhecimento sobre os problemas que a empresa tem no momento: assim, serĆ” mais possĆvel ter ideias sobre o que poderia minimizar a situação ou atĆ© resolvĆŖ-la.
Capacitar-se na sua Ɣrea
Se a pessoa nĆ£o tem conhecimento acumulado, Ć© mais difĆcil de conseguir pensar em soluƧƵes inovadoras para os problemas e situaƧƵes. Por isso, Ć© muito
importante manter-se atualizado e nem se fala aqui apenas de cursos: vale a pena acompanhar notĆcias, ler artigos disponĆveis na Internet e tambĆ©m ficar atento aos concorrentes. Boa parte dos profissionais nĆ£o faz isso, ficando envolvido unicamente com as suas funƧƵes daquele momento. Por outro lado, quem estĆ” sempre informado sobre o setor sabe dar uma sugestĆ£o no momento oportuno, inclusive citando casos em que essa mesma sugestĆ£o deu bons resultados.
Ter bom relacionamento com todos
Mantendo uma relação agradÔvel com colegas, fornecedores e clientes torna-se muito mais fÔcil conseguir ajuda em algum momento. Além disso, um bom relacionamento no ambiente profissional torna-se boas referências, o sempre é de muito valor. Pensando nisso, quem deseja ser mais proativo precisa evitar o desgaste com as pessoas ao seu redor. Assim, terÔ aliados e mais conforto na hora de propor alguma coisa ou dar sua opinião.
Vencer a timidez
VÔrios profissionais têm ótimas ideias, que poderiam fazer com que o seu setor fosse bem mais produtivo, mas não são proativos por causa da sua timidez. Afinal, dando uma sugestão é claro que as atenções estariam voltadas para essa pessoa, coisa que continuaria em caso de resultado positivo ou negativo.
No entanto, é preciso criar a consciência de que a proatividade é uma chave indispensÔvel para funcionÔrios, empreendedores e todos os que querem crescer na profissão. à necessÔrio compreender também que, para ser proativo, serÔ preciso se expor algumas vezes e deve-se trabalhar isso internamente.
Sessões de terapia permitem entender a razão da timidez e a superÔ-la. Vale a pena também identificar o porquê se tem tanto medo da exposição e, se não hÔ
tempo para nada disso, é melhor falar em particular com o chefe ou com a pessoa que deve receber a sugestão. Assim, o profissional não desperdiça a chance de se mostrar proativo.