Médicos, dentistas, enfermeiros e professores são alguns dos profissionais que, tradicionalmente, usam um jaleco branco durante expediente. Este serve como uma forma de identificação dentre os demais e também para armazenar coisas que tenham de estar sempre á mão, como carimbos.

No entanto, o jaleco remete à higienização e é muito importante que ele esteja, de fato, sempre branco. Um profissional que trabalha com o jaleco sujo, encardido ou manchado é mau visto e, muitas vezes, sofre impacto na sua credibilidade. Dessa forma, vale a pena conhecer truques para tirar manchas de jaleco branco.


Mancha de tinta: formas de remover

Independentemente da cor da tinta, as formas de tirar a mancha são as mesmas. Um dos jeitos mais eficazes é misturar água morna com qualquer detergente e esfregar essa mistura diretamente na mancha. Quem tem acesso à benzina e solvente também pode criar seu próprio reparador de manchas: é só misturar os dois (50% para cada) e colocar sobre a mancha.

Uma receita tradicional para tirar as manchas de tinta de jalecos é deixar a peça de molho em uma solução de água com tira mancha. O ideal é que o jaleco fique imerso por 24h e, em seguida, molha-se um cotonete ou algodão com o mesmo tira mancha e tenta-se retirar o resto de tinta que houver. Depois, o jaleco deve ser lavado.

Há quem afirme que Coca-Cola também é um bom remédio para remover tinta de jaleco, inclusive porque a bebida é conhecida pelo seu poder de dissolução. Dessa forma, ela poderia dissolver as partículas de tinta que estão ocasionando a mancha no tecido. Porém, deve-se aplicar uma quantidade pequena de Coca-Cola e esfregar o local da mancha com o auxílio de um cotonete ou algodão.

Quem prefere apostar em substâncias naturais para retirar as manchas pode fazer um combinado de suco de limão espremido, leite azedo e água morna. Entretanto, quem escolhe essa forma de tirar a mancha de tinta de jaleco precisa fazer a lavagem com um sabão neutro.

No caso de tintas que sejam à base de água, quase todas as coisas acima são dispensáveis: muitas vezes, basta tirar o excesso da tinta e lavar a peça normalmente (às vezes, é necessária mais de uma lavagem), sem nem haver necessidade de tira mancha.

Cuidados para quem vai tirar mancha de um jaleco branco

As medidas acima tiram as manchas da maior parte dos jalecos brancos, mas deve-se ter atenção ao que segue:

  • Conferir as indicações de lavagem: se o tecido não pode ser lavado na máquina, não adiantará tentar tirar a mancha assim. O melhor é usar um dos métodos acima e depois lavar à mão, como indica a etiqueta;
  • Se possível, providenciar um produto específico para tirar manchas;
  • Estar pronto para repetir o processo: em alguns casos, é preciso aplicar um dos métodos acima, lavar a peça e fazer tudo de novo;
  • Fazer o possível para retirar o excesso do café, sangue, tinta ou qualquer outra coisa imediatamente.

Gostou das Dicas? Agora que já sabe como tirar todo tipo de mancha. Garanta aqui seu Jaleco Branco!