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Profissionais que atuam na área de saúde costumam ter uma rotina bastante corrida e agitada. Para conseguir acompanhar essa agitação toda de forma positiva, é imprescindível ter cuidados com a saúde mental.

Confira nossas 10 dicas de pequenas coisas que podem ser feitas para desestressar e fazer com que os dias sejam mais leves.

  • Escute música

A música é uma excelente aliada para relaxar e trazer boas sensações.

Monte playlists com sons mais relaxantes para os momentos de stress e tenha ao menos uma seleção com suas músicas preferidas. É uma forma rápida de trazer bons sentimentos e alegria para o seu dia. Para ter essas músicas sempre à mão, você pode investir em uma assinatura de um serviço de streaming como Deezer ou Spotify.

  • Leia livros

Ler livros nos transporta para longe e agrega muito a nosso reportório. Descubra seus estilos preferidos de leitura e guarde pelo menos 15 minutos do seu dia para a leitura.

  • Durma bem

Nem sem é possível dormir as oito horas diárias recomendadas, mas isso não deve impedir a qualidade do seu sono. Durma sempre com as luzes todas apagadas, vá para cama sem o celular e, caso o sono demore para chegar, tome um chá de camomila ou erva doce.

Para o tempo de cochilo durante o plantão, tente deitar-se em um lugar mais silencioso e tenha sempre à mão uma almofada macia e confortável.

  • Faça exercícios

Se o tempo ou dinheiro para a academia não estão disponíveis, tente incluir caminhadas ao longo do seu dia. As caminhadas são uma ótima e barata forma de colocar o corpo em movimento e relaxar a cabeça.

  • Tenha conversas pessoais

Aproveite a pausa para o café para conversar pessoalmente com seus colegas. Uma boa conversa fora do celular pode nos aproximar das pessoas ao nosso redor e consegue tirar nossa cabeça, ao menos por um tempo, dos problemas da rotina.

  • Largue o celular

Podemos não perceber, mas o excesso de informações que vêm do celular deixa nosso dia mais agitada. Além de acalmar, deixar o celular um pouco de lado nos conecta com o que está a nossa volta e esvazia nossa cabeça.

  • Coma bem

Melhorar a alimentação pode ser muito mais simples do que parece e traz enormes benefícios para nosso corpo e mente. Inclua mais frutas na sua rotina, evite produtos ultraprocessados, procure levar marmitas de comidas caseiras para o trabalho e não se esqueça de tomar água.

  • Tenha hobbies

Ter um tempo para seus hobbies e atividades preferidas toda semana é a garantia de momentos relaxantes e recompensadores.  

  • Tenha novas experiências

Experiências novas ajudam a movimentar nosso cérebro e movimentam nossa energia.

Que tal fazer aquele curso de gastronomia que você sempre quis, conhecer uma cidade diferente ou aprender uma nova língua?

  • Faça nada

Pode parecer bobagem, mas reservar um tempo na sua rotina para fazer nada é uma excelente ideia. Esse tempo te ajudar a reorganizar as ideias dentro da sua cabeça, descansar seu corpo e respirar com mais tranquilidade.

Viu o tanto que pode ser feito para sua saúde mental sem grandes investimentos de tempo ou dinheiro? São detalhes que irão trazem mais conforto à sua rotina e muito mais saúde ao seu corpo e mente. Aproveite!