Para muitas pessoas, a enfermagem se resume ao enfermeiro que atua em hospitais e clínicas auxiliando médicos e outros profissionais da saúde a tratar os pacientes. No entanto, ela é uma ciência muito ampla e que é composta por uma equipe específica formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem.
Tecnicamente, existe uma hierarquia que começa com os enfermeiros cuja formação é em nível superior, seguido pelos técnicos e depois os auxiliares, sendo que ambos são formados a partir de cursos técnicos nessa área com um ano e meio de duração.
De qualquer forma, é essa equipe que se responsabiliza pelos cuidados dos pacientes na ausência dos médicos e outros profissionais acima deles, por isso que a enfermagem é descrita como a “arte de cuidar”, além de ser uma ciência que presa pelo cuidado humano de forma com que ele contribua para melhora da sua saúde.
O interessante é que na enfermagem, os profissionais também podem escolher atuar em áreas específicas, assim como acontece dentro da medicina, nesse caso existe a:
- Enfermagem estética
- Enfermagem forense
- Enfermagem geral
- Enfermagem de emergência
- Enfermagem geriátrica
- Enfermagem obstétrica
- Enfermagem de resgate
- Enfermagem do trabalho
- Enfermagem em Estomaterapia
- Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica
- Enfermagem em Saúde da Família
- Enfermagem em Nefrologia
- Enfermagem Oncológica
Além das áreas de atuação citadas acima, os profissionais que atuam na enfermagem também podem se especializar na gestão de saúde, acreditação e auditoria. Nesse caso, atuar como gestor ou auditor do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nessa categoria “Enfermagem”, você encontrará conteúdos que abordam a área de atuação destes profissionais e também informações que ajudam a melhorar a saúde das pessoas como um todo, assim como a possibilidade de melhorar a qualidade de vida.
Se você gostou dessa leitura, clique aqui e veja todos os artigos disponíveis no blog da FAÍKO.