Guia de Vestimenta no Ambiente de Trabalho
A forma como nos vestimos tem grande impacto no conforto e bem-estar que teremos ao longo do nosso dia e na imagem que causaremos em nossos pacientes e demais pessoas. Ć muito importante saber unir os pontos mais relevantes ao dia a dia de um profissional de saĆŗde aos gostos pessoais destas pessoas.
Itens importantes na hora de se vestir para o trabalho:
Roupas e CalƧados: Esses dois itens devem respeitar, acima de tudo, as normas da clĆnica, consultório ou hospital em que vocĆŖ trabalha.
São as peças que irão proporcionar bem-estar e maior conforto ao longo do dia e, assim, garantir que suas atividades sejam tocadas com segurança e sem percalços.
Acessórios: Discrição é a palavra de ordem na hora de escolher os acessórios. As peças não devem chamar mais atenção que você e precisam estar seguramente presas.
Unhas, maquiagem e barba: Esses trĆŖs pontos trazem mais personalidade ao visual do profissional, mas ainda assim precisam estar de acordo com as normas do local de trabalho.
São pontos que precisam estar sempre impecÔveis, pois só assim passam a sensação de higiene para os pacientes.
Em nosso post sobre você pode ler um pouco mais sobre quais as melhores opções de peças para vestir em seu dia a dia, e como incluir um pouco de estilo na rotina sem prejudicar seu trabalho.
Cuidados com a Higienização da Roupa Hospitalar
Como sabemos, as roupas que utilizamos em clĆnicas e hospitais pedem uma sĆ©rie de cuidados, principalmente no que se relaciona a sua higienização.
Ć imprescindĆvel que essas peƧas sejam lavadas com frequĆŖncia, preferencialmente com produtos que nĆ£o possuam cheiros fortes ou componentes quĆmicos mais agressivos. Algumas boas dicas para a melhor conservação dos jalecos e pijamas hospitalares sĆ£o:
– Deixe as peƧas de molho em sabĆ£o neutro por cerca de uma hora
– Se nĆ£o for possĆvel lavĆ”-las Ć mĆ£o, utilize o modo de roupas delicadas da mĆ”quina de lavar
– NĆ£o use alvejantes ou Ć”gua sanitĆ”ria e evite o uso de amaciantes
– NĆ£o lave seu jaleco com peƧas de uso cotidiano
– Seque as peƧas na sombra e passe com o ferro em baixa temperatura
Vale lembrar que as roupas vestidas no centro cirúrgico devem ser lavadas após cada uso, jÔ os jalecos podem ser lavados uma ou duas vezes por semana.
A ImportĆ¢ncia dos EPIās no Centro CirĆŗrgico
Para os profissionais que entrarĆ£o em um centro cirĆŗrgico, a vestimenta se torna ainda mais importante. Ć imprescindĆvel saber quais sĆ£o todos os EPIās (Equipamentos de Proteção Individual) que o ambiente cirĆŗrgico pede. NĆ£o sabe quais sĆ£o eles ainda? Confira:
– Gorro ou touca: protege o ambiente hospitalar da queda de cabelo e o cabelo do profissional do contato com fluĆdos corporais do paciente.
– Luvas: protegem as mĆ£os dos mĆ©dicos e enfermeiros de qualquer substĆ¢ncia e o paciente de possĆveis agentes infecciosos nas mĆ£os do profissional.
– MĆ”scara de proteção: evita a contaminação do ambiente pela saliva do profissional e o protege de respingos e tambĆ©m de possĆveis vĆrus e bactĆ©rias que podem estar no ar.
– Ćculos de acrĆlico: tem a função de proteger os olhos dos enfermeiros e mĆ©dicos dos respingos de sangues e demais fluĆdos corporais.
– Pijama cirĆŗrgico (ou scrubs): sĆ£o as roupas usadas durante todo o processo cirĆŗrgico para preservar os profissionais e o ambiente. Ć imprescindĆvel que sejam lavadas após todos os seus usos, pois só assim Ć© possĆvel evitar a contaminação nas próximas cirurgias.
– PropĆ©: sĆ£o sapatilhas normalmente confeccionadas em tnt que servem para proteger pĆ©s e calƧados de sangue e outros componentes corporais dos pacientes.
Na FaĆko vocĆŖ encontrarĆ” uma grande variedade de modelos de pijamas hospitalares femininos e masculinos, diversos modelos de toucas, alĆ©m de itens bĆ”sicos como camisas e camisetas polo.
Confira nossas linhas de produtos para médicos, enfermeiros, dentistas e mais profissionais de saúde e garanta todo o conforto, segurança e bem-estar que sua rotina e você merecem