Post: 3 dicas na hora de lavar seu jaleco

Aprenda a lavar seu jaleco de forma eficiente

O jaleco é um dos principais símbolos dos profissionais de saúde. Por isso, ele precisa de alguns cuidados especiais para uma duração maior e mais limpa possível.

O jaleco e a lei

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o jaleco é certificado como um EPI, ou seja, é considerado um equipamento de proteção individual. O seu uso ajuda a evitar que bactérias e outros agentes microscópicos de doenças se espalhem pelo ambiente. Já medidas, como o CCNP 642-902, fala sobre a importância de lavar o jaleco de forma adequada, trocá-lo todos os dias e lavar bem as mãos frequentemente para eliminar quaisquer riscos.

Foi no ano de 2008, que o Serviço Nacional de Saúde Britânico estabeleceu que profissionais de saúde não devem utilizar roupas de mangas longas ou gravatas no local de trabalho, para diminuir a possibilidade de contaminação. Nos EUA, usar gravata não é proibido, com apenas a observação de trocar e lavar com uma certa frequência.

Fora do local de trabalho

Apesar de todo o cuidado, o jaleco pode ser um meio para transportar bactérias, pois os profissionais podem levar as bactérias mais resistentes da rua para o local de trabalho. As áreas com maior chance de contaminação são os bolsos e mangas.

No Brasil, existe uma lei que proíbe o uso dos jalecos fora de locais, como hospitais e clínicas. Ela já foi sancionada em diversos estados e cidades do país com o intuito de evitar que microrganismos presentes na contaminação do ambiente hospitalar, como bactérias, sejam carregados pelos jalecos para outros ambientes.

Cuidados com o jaleco

Para uma lavagem correta, é necessário ter cuidado com o que usará nele. Nunca se deve lavá-lo com produtos de cheiro forte, porque o cheiro pode trazer alguns transtornos, como prejudicar a saúde de um paciente.

Como lavar

Coloque uma o jaleco em solução com 10 ml de hipoclorito com 1 litro de água. Ele deve ficar descansando por 30 minutos, para que ocorra a desinfecção.

Depois, use sabão para esfregar em todo o jaleco e enxague em água corrente e torça bem.

Coloque-o para secar em um local apropriado para ele e arejado. Ele precisa ser passado com ferro quente e guarde separadamente das outras peças de vestuário.

Dicas e cuidados

O jaleco nunca deve ser lavado junto de outras roupas.

Se não puder fazer a lavagem à mão, coloque na máquina no modo para roupas delicadas ou ponha o jaleco em um saquinho especial para peças de roupas delicadas.

Nunca use alvejante ou água sanitária e evite por amaciantes.

Ponha o jaleco para secar na sombra e passe com o ferro na baixa temperatura.

Jalecos devem ser lavados por no mínimo uma vez na semana, sendo que o ideal duas vezes.

Como manter o jaleco branco

Para garantir cor branca do jaleco, use produtos desenvolvidos especialmente para as roupas brancas. Colocando-o de molho por cerca de 30 minutos na água misturada com um desses produtos, sua brancura ficará garantida por mais tempo.

Gostou das dicas? Nas redes sociais da FAÍKO tem muito mais. Siga nosso Facebook, Instagram, Twitter e YouTube para manter-se informado!

Seu progresso

Postagens recentes