O que todo consultório precisa ter? — FAÍKO Jalecos

O que todo consultório precisa ter?

Os apetrechos do lugar de trabalho sempre têm a ver com a atividade desenvolvida e, com os consultórios médicos não é diferente. Quando algum especialista vai montar seu espaço de atendimento, deve equipá-lo de acordo com o tipo de consulta que vai oferecer, mas há coisas que são comuns a todas as especialidades.

1 – Uma recepção

Por menor que o consultório seja, é essencial que haja um espaço para instalar uma recepção. É ali que os pacientes serão recebidos, que os pagamentos das consultas serão feitos e que os documentos desses pacientes serão armazenados.

2 – Software de gestão

Ter um computador no consultório médico é fundamental para que a organização seja mais eficiente, mas não é só isso: é indicado adquirir um software específico de gestão. Nele, haverá espaço para os agendamentos, para as informações de contato dos pacientes e para o controle de dinheiro.

No caso dos consultórios mais recentes, que ainda estão estruturando os pacientes, dá para organizar todas essas informações em planilhas do Excel, por exemplo. Todavia, conforme a quantidade de pacientes vai crescendo, o uso de um software de gestão se torna uma necessidade para evitar, por exemplo, os erros de agendamento e de cobrança.

3 – Espaço para os pacientes esperarem confortavelmente

Manter um espaço aconchegante para que os pacientes aguardem a sua consulta é muito importante, inclusive porque isso fará com que eles fiquem um pouco mais relaxados. Quem procura por um consultório médico pode estar aflito e ter um espaço acolhedor fará com que esse paciente se sinta bem.

Nesse espaço, deve-se instalar itens como:

  • Uma televisão;
  • Cadeiras confortáveis;
  • Um filtro de água (sempre com copos disponíveis);
  • Uma garrafa térmica com café;
  • Revistas e livros;
  • Um ventilador ou ar condicionado

Como se vê, a sala de espera para os pacientes não precisa ser sofisticada e nem mesmo grande: basta que seja agradável e confortável.

Local de funcionamento

4 – Estrutura mínima dentro do consultório

Se é um consultório de clinico geral, no qual se precisa examinar os ouvidos e garganta do paciente, é importante ter um lavatório lá dentro, além de uma caixa de iluminação para ver corretamente os exames de radiografia. Equipar o consultório com quadros informativos também é bom porque ajudará a explicar ao paciente o seu quadro.

Se for o consultório de um psicólogo ou psiquiatra, é muito importante ter um sofá confortável e até balinhas ou chocolates para que o paciente fique o mais à vontade possível e consiga falar tudo o que é necessário.

5 – Uma recepcionista

Nos escritórios menores, é comum não ter dinheiro suficiente para contratar uma recepcionista, mas é preciso fazer isso logo que possível. Afinal, o médico que acumula as tarefas de atender paciente, gerenciar agenda, recepcionar quem chega e cuidar de pagamentos acaba ficando sobrecarregado. Além disso, o consultório se desorganiza.

Por isso, assim que o consultório começa a ganhar mais força, selecionar uma recepcionista para organizar o dia a dia do lugar, além de tirar dúvidas dos pacientes sobre valores.]

Rolar para cima
WhatsApp
Fale com a gente no WhatsApp!