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Plano de Marketing para consultório

Plano de marketing para consultório

O mercado dos consultórios é um setor de extrema competitividade. Se decidirmos dar um passeio rápido por qualquer avenida de grandes centros, encontraremos vários consultórios em um espaço de poucas quadras.

Alguns, inclusive, podem estar a números de distância, tornando a tarefa de se destacar da concorrência muito difícil, assim como conseguir bons lucros e manter uma carteira de clientes ativa.

Por isso, é fundamental utilizar recursos que permita ao seu consultório sair na frente dos concorrentes e trazer excelentes lucros. Um dos caminhos possíveis é a criação de um plano de marketing para consultório.

No entanto, para tornar isso possível é preciso que você conheça a fundo o mercado em que está inserido, com todas as suas peculiaridades, pontos fortes e fracos.

Tem um consultório e gostaria de criar um bom plano de marketing para que você possa sair na frente da concorrência, mas não sabe exatamente como fazer isso?

Então esse texto é para você. Aqui mostraremos um passo a passo de como criar um plano de marketing para consultório, aproveitando todas as vantagens que uma empresa que conhece seu mercado tem.

Saúde da empresa

Quem vai começar a desenhar o plano de marketing para consultório precisa, inicialmente, conhecer a saúde da empresa. Esse estudo inicial ajuda a mostrar problemas existentes ou situações que tragam a necessidade de uma ação rápida.

Durante esse estágio, será necessário avaliar os recursos financeiros do consultório, analisando muito bem como está seu capital de giro para manter a operação funcionando ou se há a necessidade de fazer investimentos e, se sim, de quanto.

Os recursos humanos são outro ponto importantíssimo para mostrar como anda seu consultório. Analise quantos colaboradores tem à sua disposição, se esse número é suficiente para conduzir as operações de forma satisfatória e também a forma como eles desempenham seu trabalho.

Avalie friamente também seus recursos imateriais. Ou seja, verifique como está a estrutura física de seu consultório, se é necessário fazer alguma reforma no edifício, como estão os equipamentos, se será preciso substituições e, ainda, avalie seus fornecedores.

Aqui, é importante não apenas analisar o preço pago por cada mercadoria, como também se os produtos tem a qualidade que você deseja e se existem outras empresas que podem lhe fornecer um produto melhor por valores mais baixos.

Observe também todos os serviços que seu consultório oferece, medindo o volume de atividades que você presta diariamente no local, qual a qualidade delas e se há algo que possa ser aperfeiçoado.

Os preços que você cobra por cada um deles também deve ser avaliado nesse primeiro momento, para ver se estão de acordo com o aplicado pela concorrência e se cobrem seus custos.

Fechando o primeiro passo de seu plano de marketing para consultório, é importante que você avalie também sua comunicação mercadológica, pontuando cada uma das ações que realiza, quais os resultados obtidos e se algum deles superou o que você esperava.

Conheça seus pacientes

Os pacientes são a alma de seu consultório. É por eles e por causa deles que você se mantém nesse ramo. Por isso, na hora de criar seu plano de marketing para consultório, a análise de seu perfil não deve faltar.

Então, nesse momento, é importante que você tenha em mente qual é o público-alvo de seu consultório, apontando detalhes como o sexo, a faixa etária e quais serviços costumam solicitar com mais frequência.

Aqui, é importante saber também como eles chegam até você. É via internet? Por boca a boca? Recomendação de amigos ou parentes? Desta forma, você consegue pensar em um plano de marketing que contemplará esse canal e será moldado para ele.

A frequência de tratamentos é outra informação que você precisa ter em mãos no momento em que estiver planejando seu plano de marketing para consultórios, pois saberá onde investir para alcançar melhores resultados.

O que seus pacientes valorizam mais na hora de buscar seus serviços: o preço? A qualidade no atendimento? A rapidez com que são atendidos ou a facilidade na hora de pagar pelo acompanhamento? Tudo isso pode ser e deve ser analisado.

Aqui é importante também avaliar se sua clínica oferece alguma vantagem a clientes fidelizados como descontos a cada retorno ou na contratação de algum tratamento com valor maior.

Pontos fortes e fracos

Na hora de montar seu plano de marketing para consultório é crucial que você faça também uma autoanálise do empreendimento, destacando todos os pontos fortes e fracos e como eles podem jogar a favor ou contra você.

Se pergunte, por exemplo, qual é o principal diferencial de seu consultório. O que só você consegue fazer, onde você se destaca, qual sua vantagem competitiva e que vantagens você tem que o torne especial frente à concorrência.

Avalie também, com muita frieza e distanciamento emocional, quais suas principais fraquezas. Pense em que seu consultório precisa melhorar para se destacar frente aos demais.

Há algum equipamento que você precise comprar? Seu atendimento é deficitário e precisa melhorar? Você tem recursos financeiros necessários para montar o plano de marketing que realmente precisa?

Em seguida, é preciso observar suas oportunidades. Como está o mercado em que você atua? Há alguma oportunidade em que você possa investir em um determinado segmento para aumentar seus lucros?

Tem algum profissional que vem se destacando na área e que você possa agregar ao seu corpo clínico? De que maneira você pode trabalhar para melhorar ainda mais a posição de sua clínica diante dos outros estabelecimentos semelhantes?

Para fechar esse ponto de análise de mercado, é importante que você avalie também ameaças externas a seu negócio. Observe atentamente o que pode atrapalhar a sobrevivência de sua clínica.

Existem outras ingressando na área em que você atua e próximo de seu local de trabalho? Há alguma mudança em leis que podem lhe prejudicar? Como está seu corpo clínico? Corre o risco de sofrer com a falta de profissionais? Tudo o que pode atrapalhar a existência de seu negócio precisa ser colocado no papel.

Objetivos

Um consultório, principalmente os voltados ao serviço odontológico, sofrem muito para manter uma cartela de clientes fiel, porque muitos têm medo de ir ao dentista.

Aliás, grande parte das pessoas evita ir até o consultório, e só vão quando não há mais nada a fazer.

Por isso, e analisando também o fato de quem vai a um consultório quer ser atendido rapidamente, com qualidade e pagando um preço baixo, é importante ser bastante realista sobre seus objetivos.

Coloque em um papel o que você realmente deseja para o seu estabelecimento na hora de criar o plano de marketing para consultório. Aonde quer chegar com seu negócio? Que lucros almeja, quanto quer crescer? Com essas ideias em mente, estará quase pronto para criar sua estratégia.

Caminhos a seguir

Para concluir a etapa de planejamento de sua estratégia de marketing, é hora de definir as metas para que você consiga alcançar os objetivos que colocou no papel.

É importante não só traçar essas metas e começar a colocá-las em prática, como também definir prazos para que elas se concretizem, além de ser capaz de acompanhá-las periodicamente.

Como montar o plano de marketing para consultório

Estratégias que contemplem o perfil dos clientes

Sabe a triagem que você fez logo no início do planejamento, onde descobriu quem são seus clientes, o que eles buscam e quanto podem ou costumam gastar?

Com essa informação, você começa a desenvolver estratégias de marketing baseadas nesses dados. É preciso que o marketing aplicado fale com esse público, contemplando cada um desses detalhes.

Desta forma, a abordagem de tudo o que você criar será não apenas certeira, como também dará a impressão a seus clientes de que tudo aquilo foi criado pensando neles. E foi.

Invista em ações simples

Um bom plano de marketing para consultório não precisa ser algo caro, que vai consumir milhões e não trazer os resultados que você espera. Ao contrário, pode ser algo muito simples e que traga ótimas ideias.

Por exemplo, ao investir em passatempos para os pacientes enquanto esperam sua consulta, como um caça-palavras ou uma revista desenvolvida com conteúdos que lhes interessam pode ser uma forma de diminuir o tédio e aumentar a ligação daquelas pessoas com seu consultório.

Outra forma simples de investir em um plano de marketing para consultório é criar promoções em determinadas épocas do ano ou conceder descontos aos aniversariantes. Esses pacientes seriam comunicados por e-mail, mensagem direta em redes sociais ou ainda, em uma mensagem via aplicativo, juntamente com as felicitações por seu aniversário. O que acha?

Uma ação desse tipo pode ser vista pelo cliente como uma certeza de que seu consultório realmente se preocupa com seu bem-estar, assim como mensagens relembrando clientes com filhos sobre os períodos de retorno às consultas.

Reforçar a qualidade de seus serviços

Durante a elaboração de seu plano de marketing para consultório, não se esqueça de reforçar a qualidade de seus serviços. Desta forma, você deixa claro a seus clientes o quanto podem ganhar se tratando com você.

Sempre que aperfeiçoar uma técnica, incluir um novo profissional a seu corpo clínico ou adquirir equipamentos de ponta, cite esses detalhes em seu plano de marketing. Assim seus clientes saberão que sua clínica é especial.

Mantenha suas redes sociais sempre ativas

As redes sociais podem ser uma ferramenta poderosa na hora de montar um plano de marketing para consultório, pois ela ajuda a fixar a imagem positiva do estabelecimento.

No entanto, é preciso ficar atento aos conteúdos postados, para não ferir nenhuma regra de conduta. Por isso, em lugar de mostrar o resultado dos tratamentos ou falar sobre seus tratamentos, invista em outras estratégias.

Uma boa ação para o seu plano de marketing é desenvolver imagens que se relacionem com o que você faz, expor suas qualidades, em que seu consultório é especializado e compartilhar com seus seguidores todo o seu conhecimento, e de todos os que compõem seu corpo clínico, em uma determinada área.

Procure sempre postar conteúdos que agreguem valor à sua marca e que sejam relevantes para o público que visita seu consultório. Você pode, por exemplo, dar dicas de como manter sua saúde sempre em dia e como se alimentar, por exemplo.

Mostrar aos seus pacientes como é o dia a dia no consultório e como você costuma fazer os atendimentos, de forma bastante descontraída, é outro caminho eficiente para aumentar seus resultados.

Não se esqueça também de valorizar a interação com os pacientes, sempre respondendo cada uma das perguntas e mantendo-se ativo, sem sobrecarregar a página de quem acompanha sua rotina. 

Trabalhe o encantamento de seus pacientes

Por fim, na hora de montar seu plano de marketing para consultório, contemple ações em que os clientes falem de seu consultório de forma bastante entusiasmada.

Por isso, é importante investir em formas de comunicação em que você utilize a rede de contatos pessoal de cada um de seus pacientes para aumentar ainda mais o alcance de sua clínica.

Ao estimular os comentários espontâneos vindos de pacientes e amigos de pacientes, você não apenas fideliza aqueles que já frequentam seu consultório, como também consegue trazer mais pessoas para que conheçam seus serviços.

Desta forma, você conseguirá também impulsionar o marketing positivo, utilizando o bom e velho boca a boca, aproveitando também o poder das redes sociais.

Além desses cuidados, oferecer um tratamento primoroso a seus clientes, com atendimento de qualidade, eficiência durante as consultas e também agilidade na marcação dos retornos fará com que cada um que esteja em sua clínica queira voltar em pouco tempo.

Outra estratégia que não só pode como deve constar de seu plano de marketing está a realização de cursos de capacitação para aqueles profissionais que estão na linha de frente do atendimento, como as secretárias.

Quando elas recepcionam bem seus pacientes, eles chegam mais tranquilos às consultas e podem falar bem de você para outras pessoas.

Procure também destacar todas as inovações de seu consultório. Mostre que as mudanças são constantes e que você está em processo de total aperfeiçoamento.

Com esses cuidados e uma boa comunicação, você conseguirá não apenas fidelizar seus clientes como atrair muitos mais.

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