touca feminino rosa bebê

Quais as áreas de atuação do Enfermeiro?

A enfermagem é uma das profissões com diversas possibilidades de atuação e para quem deseja trabalhar na área da saúde ela pode ser um ótimo caminho. 

Em resumo, o enfermeiro é o profissional que se dedica a auxiliar, promover e manter a saúde das pessoas atuando em parceria com outros profissionais da área de saúde como os médicos, auxiliares de enfermagem e dentre outros.

Esse profissional é uma figura essencial nos hospitais e clínicas, pois dentre as funções está a ajuda no atendimento e tratamento dos pacientes coletando informações, auxiliando em cirurgias e assim por diante.

No entanto, aos que acham que o trabalho do profissional de enfermagem se limita aos hospitais e clínicas de saúde é preciso rever os seus conceitos, pois existem diversas áreas de atuação do enfermeiro como a geriatria, estética, pediatria, enfermagem do trabalho e até como enfermeiros autônomos.

Confira mais informações sobre as principais áreas de atuação do enfermeiro.

  1. Enfermagem geral

Dentre as áreas de atuação do enfermeiro mais comuns do mercado está a enfermagem geral cuja o profissional atua em hospitais, postos de saúde e clínicas e dentre outros locais no atendimento direto dos pacientes.

  • Enfermagem forense

Se você é do tipo que gosta do universo de investigação criminal a enfermagem forense é uma ótima opção de área de atuação do enfermeiro, pois nela poderá atuar no auxílio de investigação de crimes, violência e outros.

  • Enfermagem de resgate

Se o seu perfil está ligado à adrenalina e prefere dias mais agitados a enfermagem de resgate é uma boa opção, pois esse profissional trabalha com uma equipe em ocorrências emergenciais, resgates, salvamentos entre outros.

  • Enfermagem estética

Com boas ofertas do mercado em clínicas de estética a enfermagem de estética pode ser uma ótima pedida para as pessoas que se simpatizam com os trabalhos relacionados a procedimento corporais, faciais e assim por diante.

  • Enfermagem geriátrica

No caso da enfermagem geriátrica o foco é no tratamento e cuidados com pacientes idosos que pode ser feito tanto em clínicas, como em asilos ou em domicílio. Aliás, muitos enfermeiros acabam contratados por famílias para cuidar regularmente de um paciente idoso que precisa de atenção e supervisão periódica de um profissional.

  • Enfermagem obstétrica

Uma das áreas de atuação do enfermeiro mais bem pagas é a obstétrica em que o profissional auxilia mulheres desde o início da gestação até o pós-parto.

  • Enfermagem de UTI

No caso da enfermagem de UTI o profissional pode atuar tanto na unidade de tratamento intensivo de adultos quanto da UTI neonatal cuidando de pacientes em estado crítico e que requer maiores cuidados e atenção de uma equipe especializada.

  • Enfermagem de cardiologia

É a área responsável por cuidar de pacientes com problemas cardíacos sejam eles crônicos, leves ou intensivos. Dentro da área é possível também trabalhar com pesquisas de doenças relacionadas ao coração.

  • Gestão de saúde e auditoria

Uma atuação interessante para os enfermeiros pode ser a de gestão e auditoria onde o profissional trabalha na área administrativa de hospitais e clínicas de saúde. Em alguns casos, o cargo exige especialização e MBA para poder atuar na área.

  1. Enfermagem de trabalho

É a área em que o enfermeiro atua em empresas na prestação de atendimento aos seus funcionários acompanhando a saúde desses empregados e promovendo campanhas como a prevenção de doenças, exames e outros.

  1. Enfermagem de ensino

É a área em que o profissional ministra cursos, palestras e aulas sobre enfermagem podendo atuar em escolas, cursos técnicos, universidades e outras instituições.

  1. Enfermagem de saúde da família

Dentre as áreas de atuação do enfermeiro também tem a enfermagem de saúde da família em que o profissional atuará em auxiliando no controle de dados, doenças, campanhas e dentre outros.

  1. Enfermagem oncológica

A área de atuação do enfermeiro da categoria oncológica é no auxílio de tratamento de paciente com câncer e por isso tem como função auxiliar na execução de exames e dentre outros procedimentos que ajudam na sua recuperação.  

  1. Enfermagem de emergência

Atende casos da área de emergência e urgência. Para atuar nessa área é preciso ser versátil e estar pronto para encarar todos os tipos de casos, plantões e escalas que costumam ser mudados com frequência de acordo com a necessidade do hospital.

  1. Enfermagem de estomaterapia

Atua no atendimento de pacientes com feridas agudas, drenos, incontinência urinária, fistulas e exige muita técnica e precisão de manuseio desse tipo de equipamento.

  1. Enfermagem de práticas complementares e integrativas

Este profissional atua nas áreas de acupuntura, florais, heiki, hipnose, medicina ortomolecular, cromoterapia e outras técnicas de medicina complementar e alternativa.

  1. Enfermagem da saúde da criança e do adolescente

Essa área engloba desde o aleitamento materno até cuidados de pediatria, saúde escolar, prevenção de doenças mais comuns dessas classes e entre outros temas que envolvam a saúde da criança e do adolescente.

  1. Enfermagem de saúde mental

O profissional de enfermagem de saúde mental atua em clínicas psiquiátricas, manicômios e outras instituições que tratam pacientes com problemas mentais.

  1. Enfermagem em terapia nutricional

Atua junto de profissionais da nutrição auxiliando em programas e acompanhamento de cardápio nutricional de acordo com as necessidades de cada paciente.

  • Enfermagem de vigilância

A enfermagem de vigilância se divide em três áreas a ambiental cuja o profissional realiza procedimentos quanto a saúde ambiental, a sanitária em que o enfermeiro atua junto à técnicos e fiscais da área e a epidemiológica que trata do controle, prevenção e orientação no caso da epidemia de determinadas doenças.

São várias as áreas de atuação do enfermeiro e se você tem interesse nessa carreira pode ter uma ampla gama de possibilidades para decidir qual dessas áreas e funções se enquadram melhor com o seu perfil e no que busca como profissional.

Depois disso é só decidir seu caminho, estudar, buscar por especializações e partir então para o mercado de trabalho em busca de uma vaga que se adapte às suas qualificações e as suas metas como profissional da área de enfermagem.

Rolar para cima