Brasão Enfermagem

Qual o brasão da Enfermagem?


Uma das profissões mais antigas de que se tem notícia e que tem ampla relação com os cuidados médicos e nosso bem-estar, a Enfermagem possui um símbolo, no mínimo curioso.

Assim como na Medicina, que elegeu a cobra como um de seus símbolos, o animal também está presente, mas acompanhado de outros adereços. Você sabe quais são e porque foram introduzidos no brasão da Enfermagem?

Não? Então continue conosco. Vamos contar aqui qual o brasão da Enfermagem e porque cada um de seus símbolos foram escolhidos para decorar o traje daqueles que exercem essa profissão tão importante.

Origem do brasão da Enfermagem

No brasão da Enfermagem podemos ver uma lâmpada, como a dos gênios contados nas histórias infantis. Seu significado, no entanto, é bastante real, e data de 1820.

Nascida em 12 de maio de 1820, a enfermeira Florence Nightingale se tornou um símbolo no cuidado com os doentes pois, durante a Guerra da Crimeia, liderou 38 voluntárias e coordenou o hospital de campanha.

Durante esse período, Florence fazia questão de caminhar entre todos os doentes, não só para iluminar o caminho como também para anunciar aos pacientes que ela estava chegando para atendê-los.

O ato fez com que a lâmpada se tornasse um dos símbolos presentes no brasão da Enfermagem, em sua homenagem. No brasão da Enfermagem estão presentes, ainda, a cruz vermelha e uma cobra.

Significado dos símbolos do brasão da Enfermagem

Cada um dos símbolos presentes no brasão da Enfermagem tem um significado que se relaciona à profissão, que tem no cuidado com o próximo sua principal marca.

Segundo definição do Conselho Federal de Enfermagem, a lâmpada representa o caminho e o ambiente; a cobra significa a magia, a alquimia. Já a combinação entre a cobra e a cruz vermelha representam a Ciência.

A cor verde, representada na cobra, representam a cura, a saúde e a tranquilidade, que os profissionais de enfermagem desejam passar ao paciente no dia a dia da profissão.

Técnico e auxiliar de enfermagem

É importante destacar que, tanto para o auxiliar quanto para o técnico em enfermagem, existem símbolos um pouco diferentes em seu brasão. Para esses profissionais, em lugar da cobra, vemos uma seringa, que representa a técnica.

Rolar para cima