brasão medicina faiko jalecos

Qual o brasão da Medicina?


Qual o brasão da Medicina?

O símbolo da Medicina é representado por um bastão com uma cobra entrelaçada. O símbolo também é conhecido como Bastão de Asclépio ou Esculápio.

O significado da cobra e o bastão

O significado por trás do bastão e da cobra no símbolo da medicina é bastante interessante e em alguns pontos, complexa. O símbolo da medicina tem origem na mitologia grega com o deus Asclépio, considerado o deus da cicatrização, uma ciência ensinada a ele pelo centauro Quíron. Asclépio possuía reputação pela capacidade de curar doentes, reputação decorrente da capacidade de o deus dosar corretamente as dosagens de medicamentos utilizados na mitologia.

Diante de toda essa mitologia, a cobra e visto como um símbolo de renascimento e fertilidade. Dessa forma, representa toda a capacidade do “renascimento” dos doentes.  A simbologia também pode ser considerada um tanto contraditória, uma vez que ainda na mitologia grega, a cobra representa morte e destruição.

O Bastão em contrapartida, é considerado como um símbolo de autoridade, representando o poder divino, sendo assim, o único, apesar das habilidades e esforços médicos, o responsável por decidir sobre a vida ou morte de alguém.

Caduceu e a Medicina

Embora exista a confusão envolvida no reconhecimento do Caduceu como símbolo da medicina, ele não pode ser considerado como o símbolo da medicina. O Caduceu de Hermes, é um símbolo mais antigo que o próprio símbolo do comércio, e se trata de um símbolo que representa o comércio, sendo assim o símbolo da contabilidade.

O que causa a confusão em toda a história, em profissões tão diferentes, ocorre especialmente pela presença da serpente em ambos os símbolos. Uma vez que a cobra, desde os tempos babilônicos sempre esteve relacionado a cura, ou seja, à atividade médica.

Dessa forma, é inevitável que a confusão entre os símbolos ocorra, uma vez que a dúvida tão antiga, permanece até hoje, inclusive em fontes confiáveis sobre o assunto. Em fontes como o próprio dicionário Aurélio, é possível encontra a classificação do Caduceu de Hermes como símbolo da medicina. O erro hoje se encontra corrigido nas novas verões do dicionário.

Conheça nossos modelos para medicina, aqui