Tenho dificuldades para acordar cedo. E agora?

Tenho dificuldades para acordar cedo. E agora?

Se você tem dificuldades para acordar cedo é necessário seguir algumas estratégias que tornem essa ideia mais funcional e, na verdade, existem várias formas de tornar esse processo uma realidade, porém você precisa estar disposto a abrir mão da soneca.

Claro que a ideia não é diminuir a quantidade de horas que você dorme diariamente, a não ser que você durma além de 8 horas por dia, mas mudar o horário em que faz isso.

Por exemplo, a maioria das pessoas que dormem até tarde são aquelas que se deitam na cama após as 22 horas e com isso é natural que não consigam acordar cedo e prefiram dormir até as 8 ou 9 da manhã. Então o ideal é fazer uma mudança nessa rotina e criar o hábito de se deitar cedo para que pela manhã consiga iniciar o seu dia sem problemas.

Quer saber mais detalhes a respeito dessas “estratégias” ou iniciativas que vão te ajudar a diminuir suas dificuldades para acordar cedo? Continue lendo o texto.

O autor do livro “Milagre da Manhã”, Hal Elrod, conseguiu fazer uma grande revolução em algumas pessoas nos últimos anos tudo por conta do objetivo do seu livro que segundo o críticos compartilha o “segredo para transformar a vida antes das 8 horas da manhã”.

Por mais fajuto que essa promessa pareça ser existem muitas pessoas que de fato conseguiram mudar as suas vidas com base nas dicas do autor, mas é preciso ter cuidado com os entusiastas que afirmam ser necessário as 5 da manhã.

Na verdade, a proposta do autor é fazer as pessoas acordarem pelo menos uma hora antes do que estão acostumadas para fazer um ritual que promete livrá-las da mediocridade. Ou seja, se você acorda as oito horas, a ideia é tentar pular da cama as sete para que comece a desenvolver os rituais que ele afirma ser importante.

Mas seja qual for o objetivo do autor, a ideia no momento é fazê-lo entender o porquê de suas dificuldades para acordar cedo e principalmente como você pode mudar isso.

Dicas para eliminar as dificuldades para acordar cedo

Acordar cedo não deve ser encarado por você como um bicho de sete cabeças. Na verdade, isso é uma questão de hábito, então quanto mais você fazer maior é a chance de se acostumar e em poucos dias você acordará cedo até nos finais de semana.

Quer saber como que isso é possível? Veja algumas dicas:

  1. Afirme que vai acordar cedo no dia seguinte

Muitos profissionais focados em desenvolvimento humano afirmam que o seu primeiro pensamento no dia seguinte costuma ser o seu último da noite passada. Quando você afirma que vai acordar cedo e terá um dia incrível, as chances disso acontecer são grandes, pois na verdade você está se comunicando com o seu subconsciente.

Faça o teste. Afirme com toda a convicção ao seu deitar que você vai acordar cedo no dia seguinte, que isso te fará muito bem, que o seu dia será incrível e que terá energia o suficiente para cumprir com suas obrigações. Depois vá dormir e aproveite o dia seguinte.

  • Ative o despertador, mas coloque ele do outro lado do quarto

Essa é uma ótima estratégia para você despertar de uma vez. A maioria das pessoas que programam acordar cedo e ativam o despertador colocam o aparelho próximos da cama, mais precisamente no criado mudo ou ao lado do travesseiro, então na hora que o despertador toca elas simplesmente desligam e voltar a dormir.

Se esse é o seu caso é importante se liberar desse hábito. Coloque o despertador para tocar no horário que pretende acordar, mas deixe ele do outro lado do quarto, assim, quando ele tocar você que levantar da cama, despertar e então desligá-lo. Se fizer isso por um tempo determinado e em dias seguidos acordar cedo se tornará um hábito.

Então se policie quanto a isso, caso contrário é provável que faça esse processo por um ou dois dias e depois volte a ter o hábito de dormir tarde e acordar ainda mais tarde.

  • Acorde e vá direto escovar o dente para despertar de uma vez

Não adianta você se levantar da cama, desligar o despertador e ficar parado no lugar até que desperte complementamente. Você precisa se movimentar, caso contrário o sono, a preguiça e o hábito de dormir até mais tarde vão atrapalhar a jornada de acordar cedo.

Portanto, ao tocar o despertador se levante, desligue-o e vá diretamente ao banheiro para escovar os dentes e lavar o rosto ou se preferir pode até entrar em uma ducha para que desperte completamente e dê início ao seu dia, seja indo trabalhar ou outras coisas.

O importante é que você faça algo de imediato que vá te motivar ou fazê-lo entender que a hora de dormir acabou e que no momento a sua única alternativa é despertar.

  • Dê um novo sentido ao ato de acordar cedo

Para que consiga eliminar as dificuldades para acordar cedo de uma vez é importante que dê uma nova funcionalidade às suas manhãs, como por exemplo, praticar exercícios.

É importante que você ocupe esse espaço de tempo com atividades que vão te motivar a construir esse novo hábito. Caso isso não aconteça existe o risco de você simplesmente se alojar no sofá, na cadeira ou outro lugar e permanecer dormindo mesmo que acordado.

Faça as suas manhãs serem incríveis ao ponto de você ficar feliz em poder acordar cedo e aproveitá-las. Crie uma rotina matinal agitada na medida do possível.

Existe um estudo onde é abordado a importância de se repetir algumas ações para que elas se tornem hábitos. No caso, ele afirma que uma pessoa precisa repetir uma ação por cerca de 21 dias seguidos para que ela se torne um hábito natural do seu dia a dia.

Por isso a necessidade de você realizar essas dicas citadas acima para acabar de uma vez com as suas dificuldades para acordar cedo. Ao fazer isso por 21 dias, sem parar e sem pular os finais de semana, é provável que se torne uma nova pessoa – completamente ativa pela manhã e que inclusive não conseguirá dormir até mais tarde.

Siga as dicas acima por esse período e provavelmente se tornará uma pessoa matinal.

Rolar para cima