Olá profissional da saúde, tudo bem? Nesse artigo nós já ensinamos o passo-a-passo para lavar seu jaleco de forma eficaz. Mas já que você é daqueles que adora um jaleco branco tradicional e quer conservar sua branquidão, ou, até mesmo, se deparou com uma mancha em seu jaleco, continua nesse artigo que ele é para você!

Como Cuidar do Jaleco?

O primeiro cuidado com o jaleco em relação a lavagem é que as roupas com tecidos claros, como o dele, devem ser lavadas só com outras roupas claras. Mas de preferência, o item deve ser lavado separadamente.

Dicas para Deixar o Jaleco Branco

Para que seu jaleco sempre esteja branco, depois de ser lavado, pegue 1 litro de água, coloque uma colher com bicarbonato de sódio ou anil e deixe-o de molho por cerca de 2 horas.

Além disso, a dica é colocar uma tampa de álcool com água e um pouco de sabão em pó. Deixe de molho por 3 horas.

Caso o tecido de seu Jaleco seja 100% de poliéster 100%, evite o uso de qualquer produto à base de cloro, pois o mesmo pode deixá-lo amarelo e com uma aparência desagradável.

E outra coisa: só passe o jaleco quando este estiver bem limpo, pois o calor do ferro de passar ajuda a sujeira a ficar presa no tecido.

Jaleco Branco faiko
Confira dicas para conservar o Branco do seu Jaleco

Como Tirar Manchas Específicas de seu Jaleco Branco

Apesar de todo o cuidado, quase sempre nos deparamos com alguma mancha em nosso Jaleco, e dependendo do agente causador, a remoção pode se tornar um exercício bem maçante. Dessa forma, confira algumas dos tipos de manchas mais comuns e como removê-las.

Manchas de Ferrugens

  • Para eliminar as manchas causadas pela ferrugem, coloque suco de limão com sal na parte suja, e depois coloque o jaleco no sol durante alguns minutos.

Manchas de Sangue

  • Uma das manchas mais comuns e mais perigosas para profissionais de saúde são as manchas de sangue. Para removê-la, coloque uma pasta de maisena com água fria, esfregue um pouco, deixe secar e depois lave normalmente. Uma outra opção, caso não tenha maisena em casa, é o uso da água oxigenada de 10 a 20 volumes.

Manchas de Gordura

  • Para eliminar a gordura presa no jaleco, ponha um pouco de talco na mancha, espere por um tempo e depois escove. Outras boas opções são o detergente neutro, sabonete branco e até mesmo, veja só, shampoo.

Manchas de Suor

  • Para esse tipo de mancha, coloque o jaleco de molho em água morna com vinagre. Caso não tenha vinagre, o bicarbonato com água também dá conta do recado.

Manchas de Vinho

  • As manchas de vinho podem ser tiradas com a ajuda do leite. Coloque o leite para ferver e deixe de molho até que a mancha desapareça. Aí, é só lavar.

Manchas de Café

  • Para eliminar as manchas de café em seu jaleco basta passar uma pedra de gelo rapidamente no local e depois lavar normalmente.

Manchas de Ferro Quente

  • Para eliminar esse tipo de mancha, é só passar um chumaço de algodão molhado com água oxigenada e esfregue no local até que a mancha saia.

Manchas de Batom

  • Esse é outro tipo de mancha bem comum, e a primeira coisa a se fazer é retirar o excesso com a ajuda de um papel toalha ou guardanapo. Depois, coloque um pouco de detergente no local e lave. Outra alternativa é passar vaselina por cima da mancha e lavar com água morna e sabão.

Manchas de Perfume

  • Para acabar com as manchas de perfume, coloque o tecido do jaleco sobre um material que seja absorvente, branco e limpo. Depois, esfregue com um chumaço de algodão molhado com álcool, deixe secar e lave normalmente.
manchas
Saiba como Remover as Manchas de seu Jaleco

Gostou das dicas? Já conhecia ou já testou alguma? Escreva aqui nos comentários! E se tiver qualquer dúvida sobre Jalecos, pode nos perguntar, pois somos especialistas no assunto!