Como organizar seu lugar de trabalho — FAÍKO Jalecos

Como organizar seu lugar de trabalho

A organização no lugar de trabalho aumenta muito a produtividade e o bem-estar a desenvolver as tarefas. De fato, quando se trabalha em um ambiente desorganizado, onde há várias coisas fora do lugar, torna-se bem mais difícil a concentração, sem contar que muitos sentem desânimo.

É por tudo isso que manter todos os materiais de trabalho no lugar é o primeiro passo para quem deseja tarefas mais bem-sucedidas. Veja aqui algumas técnicas para a organização ser eficiente e fácil.

1 – Selecione as coisas que não são usadas frequentemente

Se você não usa sempre um catálogo de preços, por exemplo, para que deixá-lo na mesa de trabalho? Muitas vezes, as pessoas deixam que documentos e outras coisas se acumulem com a desculpa de que vão organizar depois. O problema é que, com a correria diária, mais e mais coisas acabam se acumulando.

Quando há muitas coisas sem importância no local de trabalho fica mais difícil de encontrar o que realmente é importante. Dessa forma, vale a pena criar e alimentar um arquivo: assim que se perceber que algo não será frequentemente necessário, deve-se colocar essa coisa no arquivo.

2 – Tente optar pelos arquivos digitais

Em vez de fazer várias listas e anotações em papel, o que pode tumultuar bastante as mesas e gavetas, é bem melhor criar esses documentos digitalmente. Por exemplo: em vez de fazer uma lista em folha de papel com as coisas que é preciso comprar para o trabalho, é indicado fazer essa mesma lista em programas específicos, como o One Note, o Excel ou o Word.

3 – Tenha um prazo para cada atividade

A organização do ambiente é essencial, mas também é preciso ter organização na forma de desenvolver as tarefas. Um jeito de fazer isso é ter um cronômetro por perto (ou ficar de olho no relógio); isso tornará mais difícil que você perca tempo demais fazendo uma única coisa.

4 – Anote as coisas que precisa fazer

Independentemente de você ter muitas ou poucas tarefas para realizar no dia, é melhor anotar. Assim, haverá a satisfação de ir eliminando cada uma das tarefas já feitas e você poderá visualizar tudo o que tem de compromisso. Dessa forma, sua distribuição de tempo será mais eficiente.

5 – Não acumule lixo

O lixo citado aqui pode ser desde arquivos que não serão mais necessários até embalagens de comida, garrafas de água, papeis de bala e coisas assim. O acúmulo destas últimas coisas é especialmente comum quando a pessoa trabalha em casa: para ganhar tempo, deixa-se pratos e outras coisas na própria mesa, mas isso cria uma atmosfera de sujeira e bagunça que atrapalha muito o ritmo profissional.

6 – Opte por um lugar iluminado

Ficar em lugares com pouca iluminação tende a aumentar a sensação de sono; além disso, o ambiente de trabalho fica bem mais profissional e convidativo com a devida iluminação. Por isso, opte sempre por manter os vidros abertos e, se precisar trabalhar depois do escurecer, use as lâmpadas fluorescentes.

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