Quais as áreas de atuação de um fisioterapeuta —

Quais as áreas de atuação de um fisioterapeuta

Quais as áreas de atuação de um fisioterapeuta

Quais as áreas de atuação de um fisioterapeuta

O fisioterapeuta é o profissional responsável pelo cuidado, tratamento, recuperação e reabilitação física de um paciente. A fisioterapia é a área da saúde responsável pelo estudo, pesquisa, tratamento, prevenção e reabilitação de problemas motores e físicos causados por algum tipo de doença genética, trauma, lesão corporal ou neurológica que comprometa o sistema motor de uma paciente.

Com duração entre quatro a cinco anos o curso de Fisioterapia é muito procurado por oferecer uma boa gama de possibilidades profissionais. Aliás, muitas pessoas pensam que o profissional de fisioterapia atua apenas em clínicas especializadas, hospitais e centros com foco na recuperação de pacientes com problemas motores, mas essa é uma área ampla que oferece diversas possibilidades.

Se você tem interesse nessa profissão e deseja saber quais são as possibilidades que ela te oferece além do comum continue lendo o texto e confira algumas das principais áreas de atuação de um fisioterapeuta.

 

1.    Fisioterapia em Acupuntura

Responsável por tratar pacientes através da milenar técnica de acupuntura e outras famosas técnicas da medicina oriental para tratar problemas musculares e doenças como depressão. Podendo atuar como autônomo ou em clínicas especializadas na técnica de acupuntura é uma boa opção dentre as áreas de fisioterapia.

 

2.    Fisioterapia Esportiva

Uma das áreas que oferece maior oferta de empregos é a de fisioterapia esportiva. Nela o profissional deverá atuar em centros esportivos, clubes e organizações ligadas ao esporte para realizar o acompanhamento e tratamento dos atletas, tanto na sua prevenção quanto na recuperação de lesões que são muito comuns na área.

 

3.    Fisioterapia Aquática

A fisioterapia aquática, como o próprio nome diz, usa como principal ferramenta para melhora e cura de problemas com respiração musculares e outros, a água. O profissional dessa área irá atuar com os pacientes em tratamentos de banhos de imersão, compressas, exercícios na piscina, ingestão de águas termais e outras técnicas com água.

 

4.    Fisioterapia do trabalho

O profissional da área da fisioterapia do trabalho irá atuar dentro de uma empresa ou organização sendo responsável por tratar e avaliar pessoas que sofram algum tipo de problema ou lesão decorrente do seu trabalho. Quem prefere trabalhar em empresas e fugir um pouco dos hospitais e clínicas pode arriscar sem medo nessa área.

 

5.    Fisioterapia Cardiovascular

A fisioterapia cardiovascular é a área responsável por tratar de pacientes com problemas cardiovasculares e vítimas de AVC  a fim de promover melhora nas condições físicas e mentais desses pacientes. Para quem gosta de trabalhar em hospitais, junto às equipes de médicos, essa é uma das melhores opções.

 

6.    Fisioterapia em Oncologia

Com foco no acompanhamento e auxílio de tratamento de paciente com câncer o profissional especializado em fisioterapia oncológica é de grande ajuda não apenas no tratamento, como também no processo de pré e pós-operatório visando minimizar possíveis sequelas e preparar esse paciente da melhor forma para outros procedimentos que estão ligados a doença.

 

7.    Fisioterapia Traumato- ortopédica

Outra área de atuação de um fisioterapeuta muito comum é traumato- ortopédica. Nela, o profissional é responsável pelo tratamento de lesões e doenças e traumas ligados à ortopedia. É uma muito procurada, pois acidentes e lesões ortopédicas são muito comuns e por isso o profissional é muito requisitado.

 

8.    Fisioterapia em Terapia Intensiva

Pacientes em unidades de tratamento intensivo muitas vezes necessitam de um profissional da fisioterapia para auxiliar no tratamento de sua mobilidade que acaba comprometida por conta do excesso de tempo do corpo sem movimentação muscular. O fisioterapeuta especializado em terapia intensiva trata de casos graves que exigem tratamento periódico e intensivo junto a uma equipe de outros profissionais da área.

 

9.    Fisioterapia em saúde da mulher

Outra área de atuação do fisioterapeuta que é muito é interessante é o especialista em saúde da mulher que trabalha com foco no alívio e diminuição de sintomas como cólicas menstruais, menopausa, tratamento de incontinência urinária, preparação do corpo da mulher no pré parto e outros problemas femininos.

 

10.  Fisioterapia em Quiropraxia

O fisioterapeuta da área de quiropraxia atua através de massagens e outros tratamentos que buscam a melhora e tratamento de pacientes com dores musculares, além de reabilitação física e prevenção de doenças. O quiroprata também é um profissional muito requisitado por quem busca esse tipo de técnica para tratar dores crônicas como enxaqueca por exemplo.

 

11.  Fisioterapia em Gerontologia

É a área da fisioterapia responsável pelo cuidado e tratamento de idosos. Seja em clínicas ou atendimento em domicílio é uma área muito popular entre os profissionais e que oferece boas possiblidades de emprego por conta da alta demanda de pacientes idosos que precisam de cuidados periódicos. Há também a possiblidade de adquirir uma vaga em asilos, casas de repouso e outros que atendam esse perfil de paciente.

 

12.  Fisioterapia Respiratória

Outra área de atuação do fisioterapeuta muito importante é a de fisioterapia respiratória em que o profissional atua no auxílio do tratamento de doenças respiratórias como problemas no metabolismo muscular, diafragma, oxigenação e outros.

 

13.  Fisioterapia Dermatofuncional

A fisioterapia dermatofuncional está ligada à saúde estética. O profissional dessa área contribui no tratamento de estrias, redução de gordura, localizada, celulites, problemas na pele como a flacidez, cicatrizes e dentre outros. Com o aumento cada vez maior de clínicas de estéticas no país e de pessoas que buscam esse tipo de serviço é uma área com boas possibilidades para o profissional de fisioterapia.

 

14.  Fisioterapia Neurofuncional

A fisioterapia Neurofuncional se concentra no tratamento de pacientes com problemas e disfunções motoras causadas por algum problema neurológico ou degenerativo contribuindo para melhora das condições físicas desse paciente.

 

15.  Fisioterapia em Osteopatia

O profissional dessa área trabalha com músculos e esqueletos a fim de garantir tratamento e melhoria de problemas como correção de postura e alívio dos sintomas de dores causadas por lesões ou problemas musculoesqueléticos.

 

Essas são as áreas de atuação de um fisioterapeuta, porém para que o profissional possa desempenhar as funções relacionadas a cada uma delas pode ser necessário se especializar, além da faculdade propriamente dita. Portanto, procure mais informações sobre como se aperfeiçoar na área que possui interesse em trabalhar.

Rolar para cima
WhatsApp
Fale com a gente no WhatsApp!