Você é um profissional da saúde e preza pelo seu Jaleco, não é mesmo? E nesse sentido, talvez você já tenha ouvido falar do porta-jaleco, mas ainda não sabe do que se trata. Então fica aqui nesse artigo, que vamos tirar suas dúvidas!

O Jaleco

Antes de mais nada, só passando algumas informações rápidas que provavelmente você já saiba, mas não custa nada reafirmar!

O jaleco é um EPI (Equipamento de Proteção Individual) para profissionais da saúde. Normalmente em tecido branco, que haje como uma barreira corporal contra germes, bactérias e demais micro-organismos patogênicos. É uma peça fundamental para profissionais que trabalham em hospitais, laboratórios, etc.

Basicamente, ele é responsável por manter a boa higiene e assepsia, sendo que o uso é obrigatório para certas profissões e facultativo para outras .É fundamental para médicos,biólogos,biomédicos, farmacêuticos, e outros profissionais da área de pesquisa e saúde.

O Jaleco é utilizado, também, onde a higiene é fundamental para reforçar a ideia de cuidado com o uso de materiais e com a interação com outras pessoas. Por esses motivos, sua troca e substituição exige uma certa frequência.

Tecido

Os Jalecos podem ser confeccionados em diferentes tipos de tecidos, sendo os de Algodão e Poliéster os mais comuns. Cada tecido possui propriedades específicas, e estão ligadas, por exemplo, ao conforto e à proteção individual do usuário. Os tipos mais comuns são:

Poliéster

O Poliéster é um material muito usado para a confecção de jalecos para profissionais da área de ensino, culinária, medicina e atendimento. Há diversas formas de composições para esse tecido, com diferentes texturas e características próprias.

Algodão

Os jalecos fabricados em algodão são mais adequados para profissionais de laboratórios, e ambientes em que o fogo é utilizado, porque apresenta uma menor probabilidade de que ocorra a propagação das chamas. Há vários tipos de composições de tecidos de algodão: anti-chamas, anti-estático, com impermeabilidade, etc.

Gabardine

Esse é um dos melhores tecidos do mundo para a confecção de Jalecos. O Gabardine é variante do poliéster, que conta com uma textura exclusiva e única, proporciona um maior conforto para quem o usa e que, além disso, mantém uma boa temperatura corporal.

Porta-Jalecos: O que é e para que Serve?
O Jaleco é um EPI para Profissionais de Saúde

Porta-Jaleco

O Porta-Jaleco nada mais é que uma espécie bolsa fabricada especificamente para acomodar jalecos. Ele é confeccionado em material e tamanho específico, camada interna acolchoada e externa resistente, tudo isso para proteger usuários contra a contaminação, e claro, transportá-lo sem que a peça amasse ou tenha algum risco.

Usos fundamentais do Porta-Jaleco

Dessa forma, o porta-jaleco é um item perfeito para estudantes e profissionais da área da saúde, sendo a forma ideal para proteger o jaleco durante a deslocação pelas ruas. Caso você ainda não saiba, é proibido por lei o uso de Jalecos nas ruas, uma medida que cabe inclusive multa ao usuário. Nesse sentido, um porta-jalecos além de ser um acessório casual, também é uma ferramenta importante.

Por esse motivo, seu material de confecção precisa ser de qualidade, prezando pela higiene que o profissional da saúde necessita. Dessa forma, poderá ser transportado tanto dentro de uma bolsa ou dentro da mochila, ou até mesmo de forma livre em suas mãos.

O tamanho de sua confecção deve ser o ideal para guardar o Jaleco de forma perfeita, facilitando o transporte.

Porta-Jalecos: O que é e para que Serve?
Porta Jaleco é uma bolsa fabricada especificamente para acomodar jalecos.

Gostou desse artigo? Talvez você também se interesse por esses:

Como deixar o Jaleco mais branco e Remover Manchas.
O que é a Síndrome do Jaleco Branco.